Enel inaugura Subestação em Baliza

Reforçando seu compromisso de transformar o fornecimento de energia no Estado, a Enel Distribuição Goiás inaugurou na manhã desta sexta-feira (28) a Subestação Baliza, a primeira da cidade do noroeste goiano. A companhia investiu R$ 9 milhões no sistema, que vai beneficiar mais de 1 mil clientes. A cerimônia foi realizada de forma virtual, devido à pandemia, e contou com a participação de autoridades e convidados. 
 

Além da nova subestação, que dispõe de um transformador de 3,75 MVA, a distribuidora concluiu a construção de 45 quilômetros de rede trifásica para interligar a Subestação Bom Jardim à Subestação Baliza, além de 2 quilômetros para conectar a área urbana da cidade. Também será finalizada até o fim do mês de junho a construção de 31 quilômetros de rede trifásica para ligar a zona rural ao sistema. “Essa obra vai melhorar a qualidade do fornecimento e os níveis de tensão para os clientes da região”, explica o responsável por Desenvolvimento de Redes da Enel Distribuição Goiás, Roberto Vieira. 
 

Companhia investiu R$ 9 milhões na obra, que também contou com construção de cerca de 100 quilômetros de novas redes

De acordo com Roberto, na subestação foi usado que o há de tecnologia mais avançada em sistemas de distribuição de energia. “Colocamos comunicação via satélite para conectar os equipamentos da subestação. Isso garante que possamos monitorar e manobrar toda a subestação a partir do nosso Centro de Operações, em Goiânia. Em caso de defeito, conseguimos recompor o sistema em minutos, a um clique de mouse, o que demoraria horas se fossemos contar com o deslocamento de uma equipe”, comenta.
 

Entregas  

Somente neste ano, a Enel Distribuição Goiás entregou 11 grandes obras no Estado: a ampliação da Subestação Serra de Caldas, em Caldas Novas; a construção da nova Subestação Ipê e a ampliação e modernização da Subestação Cabriúva, ambas em Rio Verde; a construção da Subestação Santa Genoveva e a ampliação da Subestação Meia Ponte, em Goiânia; a ampliação e modernização das subestações Pamplona (Cristalina), Independência (Aparecida de Goiânia), Catalão e Paranaíba (Itumbiara); a nova Subestação Mata Feia (Caldazinha) e Baliza. 

Desde que assumiu o controle da distribuição de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel tem investido fortemente em obras estruturais de construção, ampliação e modernização de subestações em todo o Estado. Nos quatro primeiros anos, foram entregues 12 novas subestações e ampliadas e modernizadas outras 93 unidades.   
Texto: Colaboração/Assessoria da Enel Distribuidora Goiás/ Foto: Pexels/ Pixabay

  

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*