Escola de samba mineira homenageia 50 anos da relação entre Brasil e China

  • Agremiação Cidade Jardim, de Belo Horizonte, participa do desfile anual, que conta com o apoio do Ibrachina

Com o tema “Pelos Caminhos da Sabedoria, o Pavão Encontra o Dragão. Brasil-China, uma Viagem Cultural”, o Grêmio Recreativo Escola de Samba – GRES Cidade Jardim, de Belo Horizonte, fará uma homenagem aos 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a China. O desfile, com o apoio do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), está marcado para o próximo dia 14, na capital mineira, a partir das 00h20, na Avenida Afonso Pena.

A apresentação promete destacar a elegância do pavão brasileiro, entrelaçada à força do dragão chinês, representando a integração cultural. “A principal missão do Ibrachina é promover a integração cultural entre Brasil e China, e estamos extremamente felizes em celebrar os 50 anos dessa relação. Antecipamos um espetáculo extraordinário não apenas para celebrar a história e os laços entre nossos países, mas também para ressaltar a importância da cooperação e do entendimento mútuo”, destaca Thomas Law, presidente do instituto.

O samba-enredo da escola traz, também, a relação de parceria entre as duas nações nas áreas da cultura, tecnologia e gastronomia. “Nossas expectativas são as melhores possíveis, especialmente com o apoio cultural do Ibrachina. Este desfile transformará o Carnaval de Belo Horizonte. Estamos criando alegorias imponentes que estão se tornando verdadeiras obras de arte. Será uma celebração impactante, refletindo o comprometimento e a visão de um futuro ainda mais promissor entre nossas nações”, comenta Alexandre Costa, presidente da escola.

Fundada em 1961, a Cidade Jardim é uma das escolas de samba mais tradicionais da capital mineira. Originada no complexo de Santa Maria, na zona centro-sul da cidade, a escola foi campeã do carnaval belo-horizontino em 18 ocasiões.

Confira o samba enredo: 

“Pelos caminhos da sabedoria, o pavão encontra o dragão: Brasil-CHina, uma viagem cultural”

Compositor: Diego Nicolau

Sou eu, 

Brilho e imponência multicor 

Pavão, sou eu 

Que num convite de amor 

Nessa noite de esplendor 

Um primeiro encontro concebeu 

Oh dragão, nos caminhos da sabedoria 

Vamos viajar à dinastia 

Terra soberana milenar 

A imponência de um reino secular 

O revoar das pipas de seda 

O céu pintado de rara beleza 

Um povo e sua simbologia 

Cultura chinesa, primazia 

Vai brilhar, um sonho está no ar 

O elo vai unir nossas nações 

À luz do progresso, brilhou a esperança 

A alma e o sangue de dois corações 

Segue pelos rumos da história 

A glória dessa nossa relação 

No furor da tecnologia 

O brilho na “robótica folia” 

Meu país, entrelaçando o futuro eu fiz 

5O Anos de um novo olhar pra orgulhar nosso planeta 

“Oriente” pra que a missão pra sempre se “sustente” 

De braços dados nesse Carnaval 

Festeja o encontro final 

Cidade Jardim, és tudo pra mim 

Português ou Mandarim, nossa língua é o coração 

Wo aí ni, Brasil e China 

Eterniza nossa união 

Serviço

Data: 14 de fevereiro de 2024

Horário: A partir das 00h20

Endereço: Avenida Afonso Pena, n° 1500, Belo Horizonte/MG

Sobre Thomas Law   

Thomas Law é doutor em Direito Comercial pela PUC/SP, sócio-proprietário do escritório de advocacia que leva seu nome, presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e fundador do hub de inovação Ibrawork, além de diretor do Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico e Social da Universidade de São Paulo (USP).   

Texto e foto: Graziela Cristina, Assessora de Imprensa

O Ibrachina tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Instituto atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.  Já o Ibrawork é um centro de inovação com foco em smarts cities e oferece suporte para criação de incubadoras e programas de aceleração, promoção de hackathons, pesquisa e desenvolvimento, além da criação de startups.   

Sobre o Ibrachina    

Fundado em 2018 pelo Dr. Thomas Law, advogado, o Ibrachina é um Instituto sociocultural que tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Ibrachina atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.    

Informações para a Imprensa | Agência Pub   

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*