Especialistas comentam pior índice de desmatamento na Amazônia legal no mês de abril desde 2016

Pesquisadores da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), que estão à disposição para entrevistas, alertam para a necessidade de conter destruição do ecossistema

Novos recordes de desmatamento na Amazônia foram registrados no mês de abril, de acordo com dados oficiais do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados na última sexta-feira, 7. A região registrou o maior índice de alertas de destruição para o período desde o início da série iniciada em 2015, quando entrou em operação o satélite Deter B, usado no mapeamento de toda a Amazônia Legal.

O desmatamento cresceu 42% em abril, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Foram 581 quilômetros quadrados devastados até o dia 29, contra 407 quilômetros quadrados em abril de 2020. A situação preocupa pesquisadores e especialistas que compreendem, sob diferentes aspectos, a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade no Brasil.

Para comentar o assunto, a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza coloca à disposição:

  • MARIA TEREZA JORGE PÁDUA, membro da RECN e da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (UICN), ex-presidente do IBAMA.
     
  • PHILIP MARTIN FEARNSIDE, membro da RECN, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), membro da Academia Brasileira de Ciências e segundo cientista do mundo em citações sobre aquecimento global (Thomson-ISI).
     
  • CARLOS NOBRE, membro da RECN, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP e pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)


Sobre a Rede de Especialistas

A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores. Acesse o Guia de Fontes em www.fundacaogrupoboticario.org.br

Informações para a imprensa


Tamer Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*