Instituto Campus Party inaugura seis novos laboratórios de robótica em Goiás

Com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia, projeto Include espera atender 1,8 mil jovens de comunidades carentes e quilombolas até 2022

Nos dias 12 e 13 de maio, o Instituto Campus Party (ICP) inaugura seis unidades do projeto Include, em Goiás. O programa visa difundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, fornecendo ferramentas que garantem educação de qualidade e desenvolvam suas habilidades dentro de um ecossistema totalmente inovador.

Os municípios selecionados foram Goiânia, Cavalcante, Luziânia, Alto Paraíso e Valparaíso, onde vivem cerca de 880 famílias da comunidade quilombola, conhecida como Kalunga. Nos novos laboratórios, a equipe do Include capacitará, gratuitamente, crianças e jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, além de oficinas de empreendedorismo e IOT (Internet das Coisas) A expectativa é atender 1,8 mil jovens de comunidades carentes locais até 2022.  

As novas unidades iniciarão suas aulas em formato totalmente digital. “O Include é um programa que visa promover inclusão social e econômica para crianças e adolescentes de comunidades carentes, que não têm acesso à tecnologia e à educação. Com a pandemia, redobramos os cuidados e preparamos nossos profissionais para pudessem levar conhecimento e informação, por meio do ensino da robótica, computação e programação para esses jovens dentro das suas comunidades, mesmo à distância, seguindo as medidas de isolamento social contra o Covid-19”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o projeto, ainda, conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, Programando o Futuro, da Universidade federal do Rio Grande do Norte – UFRN e GOUVÊA. 

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, a parceria com o Instituto promove a transformação social da região e estimula a iniciação tecnológica dos jovens e crianças dentro de um ambiente único de inovação, criatividade, conhecimento e empreendedorismo.  “Os laboratórios Include são ambientes de conexão entre os jovens com o futuro e suas profissões e oportunidade de o Governo do Estado fazer a diferença na vida desses talentosos estudantes goianos”, afirma Pereira.

Além destes, o projeto já conta com instalações no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. Outros em fase de implantação:  Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

Instalações e material – Os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones, entre outros.

Serviços:

Datas da Inauguração: 

12 de maio

– Colégio Estadual Joaquim Edson de Camargo

Endereço: Praça Jardim da Infância c/ Rua Santiago, s/n Jardim Novo Mundo, Goiânia – GO

– Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas

Endereço: Rua 15, no 293, Setor Santos Dumont, Goiânia – GO

13 de maio

 – Instituto Federal de Goiás em Luziânia

Endereço:  Rua São Bartolomeu, s/n, Vila Esperança, Luziânia – GO

 – Casa da Cultura Mestre Sabá

Endereço: Rua 65, Qd. 87, 2a Etapa, Lote 27, Jardim Céu Azul, Valparaíso de Goiás – GO

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*