No passado, área foi destinada a pastagem e lavoura na cidade e, agora, está sendo reflorestada no processo de urbanização. Mais de 100 alunos da rede municipal participam da iniciativa
Mais do que leis severas e volumosas quantidades de recursos financeiros, para ecologistas e especialistas em políticas ambientais, a reversão dos efeitos das mudanças climáticas no mundo passa sobretudo pela educação ambiental, que desempenha um papel crucial na promoção de comportamentos sustentáveis e na conscientização da população, especialmente das novas gerações. Programas de educação ambiental em escolas, comunidades e locais de trabalho podem ajudar a aumentar a conscientização sobre temas como conservação de recursos naturais, redução de desperdício, proteção da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas.
Esta foi a motivação da Localiza Urbanismo se unir à Secretaria de Meio Ambiente de Abadia de Goiás na campanha Virada Ambiental, que acontece nesta sexta-feira (29), a partir das 08h, com o plantio de 1.000 árvores no Parque do Lago, que está sendo implantado pela empresa no município, que fica na região metropolitana de Goiânia. Parte das mudas serão plantadas por cerca de 100 alunos da rede pública municipal, de oito a 10 anos, por professores e outros convidados.
A ação faz parte de uma parceria firmada para reflorestar áreas verdes da cidade. As mudas serão doadas pela prefeitura. A Localiza Urbanismo ficará por conta da preparação para o plantio e manutenção das mudas. *“O nosso objetivo é incentivar toda a sociedade, especialmente as crianças, a desenvolverem um olhar mais cuidadoso e atento com o meio ambiente”*, destaca Danilo Tavares, sócio-diretor da empresa. A princípio, serão reflorestados cerca de 10 mil m2 do Parque do Lago, que tem cerca de 88 mil m2 e é composto por um lago afluente do Córrego do Mota.
O parque está sendo implantado pela própria Localiza Urbanismo dentro do bairro planejado Reserva do Bosque que está sendo desenvolvido pela urbanizadora na cidade. Conforme explica o secretário de Indústria, Comércio e Meio Ambiente do município, Divino Alves dos Santos, antes da implantação do bairro, o local era fazenda composta por áreas de pastagem e áreas de lavoura, mas não havia matas e nem reservas. “Agora, o projeto do parque vem ao encontro com a revitalização esperada para a região. Será um grande avanço para nossa cidade, visto que o reflorestamento da nascente é algo importantíssimo e a arborização em volta do lago vai proporcionar uma estética que agrega valor e beleza ao local”, afirma.
Ainda segundo o secretário, esse ano a escola participante da Virada Ambiental na cidade será a Escola Vital Luíz. “As crianças são agentes de transformação da sociedade, por isso a importância delas conhecerem o valor de cultivar a terra e as plantas. Assim, elas vão disseminando a grande ideia de preservar a natureza e logo serão defensoras desse projeto intitulado Cidade Verde”, informa.
Deixe uma resposta