Estudantes e profissionais do saneamento conversam sobre carreira

  • 10 escolas receberam gestores da Águas Cuiabá, que compartilharam trajetória acadêmica, profissional e conselhos; David Moura participa da agenda de voluntariado

“O que você vai ser quando crescer?”. Pergunta que se intensifica na adolescência, é também muitas vezes acompanhada de dúvidas e insegurança na hora de decidir qual carreira seguir. Aproximando gestores que atuam no saneamento cuiabano e estudantes do terceiro ano do ensino médio, a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, por meio do programa VoluntarIguá, promoveu nesta terça-feira (5) uma roda de conversa sobre trajetória profissional junto a dez instituições de ensino da capital mato-grossense.

A Escola Estadual Dione Augusta, localizada na região do Centro Político Administrativo, foi uma das instituições. Na plateia de rostos marcados pela juventude, semblantes ainda indecisos sobre o futuro. O engenheiro sanitarista e ambiental André Borges e o engenheiro elétrico Marcelo Olmedo compartilharam as experiências acadêmicas e profissionais que os levaram aos cargos de gerente operacional e coordenador de saúde e segurança na Águas Cuiabá, respectivamente.

“Voltar à sala de aula me fez lembrar da época em que estava no lugar de vocês e todos os dilemas de como escolher a carreira. Ao longo desse processo, me identifiquei com outros cursos, mas me encontrei na engenharia sanitária e ambiental.

Uni minha habilidade nas exatas com a realização de atuar em algo aplicado ao desenvolvimento da sociedade”, relata André. Responsável por gerenciar o processo de tratamento de água e de esgoto do município, o gestor também falou sobre sua imersão no mercado de trabalho e deixou dicas para esse momento tão importante na vida dos estudantes. 

Para Marcelo, a conexão com a engenharia elétrica veio da convivência com o tio que trabalhava como engenheiro eletricista, tido como grande apoiador da carreira. Ele destacou a importância de ter alguém para se espelhar e obter orientação.

“A gente tem que saber o que quer e é muito importante olhar as pessoas ao nosso redor, elas podem nos ajudar a entender melhor nossas escolhas”. O especialista em saúde e segurança no trabalho também destacou a importância de pensar a escolha profissional como algo a ser desbravado, sem medo de erros. 

No esporte e na carreira – Crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Reação também tiveram contato com os diretores da Águas Cuiabá, Renato Carlini Camargo e Julie Campbell. Na presença do ex-atleta olímpico de judô e fundador do polo do instituto em Cuiabá, David Moura, os gestores falaram sobre a sinergia entre educação e esporte. “O futuro é algo que nos é apresentado desde cedo e para alcançá-lo temos uma trilha a ser seguida. Em comum, educação e esporte exigem disciplina e determinação para nos tornarmos bons atletas e bons profissionais”, ressalta a diretora operacional. Incentivada pela empresa, Julie treina e participa de corridas. Já Renato, que treinou judô durante a infância, complementa que o respeito também é fator indissociável à carreia e ao esporte. “São valores que aprendi há muitos anos e que estão sempre presentes no meu dia a dia. O saneamento representa isso na prática: por meio do nosso trabalho, levamos mais saúde e qualidade de vida para as pessoas, respeitando e preservando o meio ambiente”.

Conexão VoluntarIguá – As rodas de conversas integraram a celebração ao Dia Internacional do Voluntário. A Iguá Saneamento, por meio do projeto “Conexão Voluntariguá”, estimula o engajamento dos colaboradores em ações de sociais que visam contribuir com a redução das desigualdades nas comunidades do entorno da empresa. Conjunto de 28 ações foram promovidas de forma simultânea em todas as operações do grupo. “Está no coração da Iguá zelar pela qualidade de vida das pessoas.

Em 2021, demos o primeiro passo com a criação do VoluntarIguá e hoje temos quase 1.000 voluntários em todas as operações. E assim pretendemos seguir, colaborando cada vez mais com a sociedade, com o meio ambiente e também com a nossa gente. Pois ser voluntário é se doar para contribuir por um mundo melhor”, afirma Talita Calimann, diretora executiva de Assuntos Corporativos.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio.

Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association – IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark).

A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups.

Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

Colaboração: Íntegra 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*