Financiamento ou Consórcio? Qual é o recurso que é mais vantajoso para você

Existem duas formas mais procuradas na hora em que se vai comprar um carro, são elas: financiamento ou consórcio. Atualmente o financiamento hoje corresponde a 80% de grande parte dos veículos comercializados no país. Mas afinal, qual é a melhor opção? O consórcio não cobra juros, ou seja, passa a ser talvez um negócio mais interessante. Mesmo que o consórcio seja mais interessante, o consumidor deve ficar atento na taxa de administração, pois dependendo da empresa de consórcio a taxa de administração pode chegar até corresponder ao juros.

Para decidir qual das duas opções é a melhor, veja o exemplo abaixo que irá te ajudar a entender um pouco mais sobre o consórcio e o financiamento. Imagine que o modelo Corolla Flex GLl 1.8 e digamos que você escolha o financiamento, neste caso incluímos a taxa de juros de 1,85% por mês ou de 24,6% no ano, valor equivalente ao mercado.

Neste exemplo, considere que você não deu nenhuma entrada, porém essa não é opção aconselhável, pois quanto mais você minimizar o financiamento, melhor será para as condições financeiras e quanto maior a entrada, melhor para assim pagar menos juros. O ideal seria pagar à vista, porém se essa não for uma opção válida para você pague a maior quantia que puder, faça uma pesquisa e busque as melhores opções.

Hoje em dia, muitas pessoas acabam migrando do  financiamento para o consórcio, o que aumenta a possibilidade de ter um carro em um curto prazo. Agora, se você pode esperar um pouco mais, o consórcio é a melhor alternativa. Mas afinal, qual é a melhor opção? Existem duas maneiras de ser contemplado no sistema de consórcios, a primeira delas é participar de um sorteio que é realizado todos os meses. A segunda opção é apresentar um lance que representa um percentual do valor do bem desejado.

Já o financiamento é um acordo financeiro feito entre a instituição financeira ou bancária e o cliente. Neste caso é liberado uma quantia de dinheiro para que o cliente possa comprar o carro, por exemplo. As taxas podem ser mais acessíveis que as do empréstimo, porque o financiamento é uma contribuição para que o cliente possa comprar determinado item. Antes de decidir qual opção é a melhor, faça uma pesquisa das opções disponíveis e veja as taxas envolvidas e também as vantagens de cada opção. Ainda com dúvidas sobre qual é a melhor alternativa, clique aqui e tire todas as dúvidas.

Texto e foto: Colaboração da Selectra Finanças

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*