Fundação MT e Senar fazem visitas técnicas em Centros de Aprendizagem e Difusão CAD Norte, Médio Norte e Sul, no estado do Mato Grosso

A Fundação MT e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizaram no mês de janeiro, visitas técnicas nos CADs (Centro de Aprendizagem e Difusão) das cidades de Sorriso – MT (CAD NORTE – dias 14 e 15), Nova Mutum – MT (CAD MÉDIO NORTE – dias 21 e 22) e com encerramento em Itiquira – MT (CAD SUL – dias 27, 28 e 29).  A programação foi diferente conforme o local, pois os projetos de pesquisa e os temas foram ajustados às demandas regionais.

Entre os temas abordados pelas visitas estão o manejo do percevejo barriga-verde na cultura do milho, torrãozinho na cultura da soja, manejo de spodoptera no sistema soja-milho, entre outros

Os temas abordados foram: manejo do percevejo barriga-verde na cultura do milho, torrãozinho na cultura da soja, manejo de spodoptera no sistema soja-milho, uso de tecnologias biológicas associado a diferentes sistemas de produção no manejo fitossanitário, projeto “manejo” de plantas invasoras, manejo de doenças da soja, plantabilidade e qualidade de sementes, manejo da calagem em solos ácidos, manejo de adubação no sistema soja-milho, respostas à calagem e adubação em solos esgotados a 11 anos, correção de solo quanto ao fósforo em profundidade x adubação fosfatada em superfície versus no sulco de plantio – 11 anos,  em impacto de diferentes de sistema de produção – 13 anos, e anomalia das vagens e grãos da soja, vitrine de cultivares de soja… Tudo isto em um ano agrícola “com pouca chuva”, diferente dos anos anteriores, o que fez deste evento um evento único quanto aos conteúdos e também ao formato do evento.           

Um dos assuntos apresentados foi a manifestação de anomalias nas vagens da soja. Os participantes puderam visualizar a campo, e discutir com a equipe da Fundação MT, como diversos fatores e a interação destes podem potencializar ou amenizar a ocorrência, além de apresentar algumas hipóteses de pesquisa.  Nos próximos dias a Fundação MT emitirá um comunicado oficial.

Na área de Mecanização Agrícola, o pesquisador Marcus Leal apresentou um estudo sobre fatores que influenciam na plantabilidade e produtividade da soja. Os participantes também puderam conhecer o resultado de uma pesquisa sobre o vigor da semente, e como a interação da plantabilidade associado a qualidade de sementes pode afetar o desenvolvimento inicial da cultura e consequentemente refletir nos resultados finais de produtividade.

A pesquisadora Josiclea Arruda compartilhou com os participantes, um dos novos projetos da Fundação MT, o “Projeto Biológicos” que vai trabalhar com as diversas ferramentas biológicas integradas com o sistema de produção de forma independente da área de conhecimento, pois é assim que ocorre nas lavouras comerciais, e isto ao longo do tempo.

Além das abordagens técnicas interativas, os participantes visualizaram todo o capricho e os cuidados na condução de todos os trabalhos presentes nos CADs. Demonstrando todo trabalho e qualidade das equipes que conduzem os projetos de pesquisa a campo e da necessidade de ter um suporte administrativo, financeiro, recursos humanos e logístico. A Fundação MT é como uma corrente forte, formada por vários elos interligados e trabalhando no mesmo sentido.          

Nos próximos dias, a Fundação MT estará disponibilizando as pesquisas e resultados apresentados nas visitas técnicas no aplicativo da Fundação MT.

Para fazer tudo isto, a Fundação MT conta com uma equipe técnica multidisciplinar que além de pesquisa aplica todos os resultados de pesquisa em lavouras comerciais em todo o Estado do Mato Grosso, mas também em Goiás e Mato Grosso do Sul.  

Fique ligado!

Você também poderá acompanhar a apresentação de todo esse conteúdo de forma 100% online no nosso evento DigitalTech, que acontece em abril. Acompanhe nas nossas redes sociais.

Serviço:

Os CADs são abertos para receber visitas do público em geral. O horário para visita é de 08h às 12h e 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Porém, é necessário fazer o agendamento prévio.

CAD SUL (Itiquira): Jackson Soares – (66) 9 9647-1682

CAD NORTE (Sorriso): Alessandro Lopes – (66) 9 9956-0489CAD MÉDIO NORTE (Nova Mutum): João Bettiol – (66) 9 9647-1776

Fotos e texto: Colaboração da Fundação MT

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*