Gama Criativo será lançado na Escola Classe 06 na próxima quarta-feira no Setor Oeste

Artesanato e espetáculos darão o tom do projeto

Na quarta (18/05), a partir das 10h, o projeto Gama Criativo será lançado  em frente à Escola Classe 06 (EQ 09/19 Área Especial do Setor Oeste do Gama).  Vários artesãos do Gama estarão presentes com os seus produtos. A iniciativa visa estimular a economia criativa daquela região administrativa por meio de  por meio de espetáculos, exposição e venda de artesanato. O projeto conta com patrocínio do FAC/DF.

O Gama Criativo realizará seis feiras, sendo uma por mês, e irá contratar doze grupos do DF e entorno, sendo que dois se apresentarão em cada edição da feira.

A proponente do projeto, Maria Celma Tavares, fala que o evento fornecerá espaço aos produtores de artesanato, design e moda para exporem e venderem seus produtos.

Entre as vertentes do projeto, está o artesanato

“Pretendemos contar com 20 expositores e selecionar espetáculos culturais de grupos da cidade do Gama, oferecendo cultura, lazer e diversão a esse segmento da sociedade caracterizado pela baixa renda e pelo pequeno acesso às atividades lúdico-culturais”, disse Maria Celma.

A artesã e idealizadora do Gama Criativo e filha da proponente, Jéssica Tavares,  afirma que o Gama possui artesãos muito talentosos. “Agora já possuímos uma associação e estamos confiantes que a qualidade de nosso trabalho e nossa união nos levará mais longe”, apontou.

Ela também relembrou que o projeto Gama Criativo teve sua primeira ação no mês de agosto de 2019. Surgiu da união de um grupo de artesãos independentes do Gama.

“Naquele ano o grupo formado por cerca de  25 artesãos, coordenados por mim, realizou em três sábados alternados uma Feira de artesanato no estacionamento do Teatro Galpãozinho. Infelizmente, devido aos custos e dificuldades estruturais não foi possível retomar as atividades nos meses seguintes. Foi ótimo! Nos três eventos houve exposição e venda de produtos artesanais, espaço gourmet e atrações voltadas ao público infantil”, explicou Jéssica.

Chamamento
No dia do lançamento, será divulgado um chamamento de artistas e grupos no processo de seleção.  As inscrições serão analisadas por profissionais de notório saber na área artística. O processo inscrição e seleção de atrações garante a transparência na realização do intercâmbio. O processo seletivo é uma forma de garantir qualidade na programação e dar visibilidade e repercussão para a iniciativa, despertando interesse por parte do grande público e gerando a possibilidade de haver outras edições do projeto com a proposta de ser uma atração para as cidades de periodicidade anual.

Sétimo Festineco
O Gama Criativo fez uma parceria com o 7º Festival de Bonecos do Gama e fará o  lançamento dentro da programação de abertura daquele outro evento. A abertura contará com desfile de bonecos gigantes, Bateria da Escola de Samba Mocidade do Gama e apresentações artísticas a partir das 10h. 

Serviço:

O quê: Lançamento do Gama Criativo – iniciativa que realizará seis feiras de economia criativa, sendo uma por mês e contará com espetáculos, exposição e venda de artesanato
Quando: Na quarta (18/05), a partir das 10h
Onde: Em frente à Escola Classe 06 (EQ 09/19 Área Especial do Setor Oeste do Gama).  Vários artesãos do Gama estarão presentes com os seus produtos.
O projeto conta com patrocínio do FAC/DF.

Informações: Jéssica Tavares (61 98440-8557)

Texto e fotos: colaboração de Marcos Linhares

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*