Governo decide ouvir a comunidade e evita ‘tragédia completa’ no centro do Guará II com obra mal planejada

POR AMARILDO CASTRO

Após mais de três meses de intensas reclamações da comunidade do Guará, após início de uma obra mal planejada, no centro do Guará II, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do secretário de de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Matheus Oliveira, e da Administração Regional do Guará, decidiu suspender os trabalhos, que estavam até agora concentrados na QI 23. No Guará, o Blog do Amarildo, após reclamações de moradores, foi o primeiro a falar do tema em dezembro de 2021, quando a comunidade local demonstrava intensa insatisfação. A obra em questão, apurou a reportagem, trata-se de um ciclofaixa, que iria da QI 23 até a QE 19/36 do Guará II.

Em uma reunião que durou mais de duas horas na Administração Regional do Guará, nesta segunda-feira, 21, Matheus, após aclamação contrária da comunidade local frente à obra, decidiu suspender os trabalhos até que se faça novos estudos de impacto ambiental e de trânsito, além de um novo planejamento. A comunidade pediu ainda a retirada das benfeitorias feitas na altura da QI 23, onde a primeira parte da obra já está quase pronta.

Obras tiveram início em novembro de 2021, mas desagradaram toda a comunidade local

No entanto, apurou a reportagem do Blog do Amarildo, o estrago poderia ser muito pior caso a obra avançasse, pois abrangeria toda a avenida central do Guará II, passando pelas proximidades da 4a DP, em direção ao Edifícios Consei. E depois ainda teria uma terceira etapa, que chegaria do próprio Consei ao Edifício Pedro Teixeira, sempre usando como base, a Avenida Central do Guará II. E ao que tudo indicava, a pista seria ‘estreitada’ em vários pontos, como ocorreu na QI 23.

Os trabalhos, como já havia adiantado o Blog do Amarildo em dezembro últimos, são resultados de uma compensação ambiental promovida por construtoras que atuaram no Guará ainda em 2019. No entanto, apesar de o governo defender que houve uma audiência pública em meados de 2010, nenhuma liderança do Guará tem registro de tal audiência, e muito menos a imprensa local.

Assim, o secretário Matheus Oliveira admitiu que o governo errou em não ouvir a comunidade local, e que deve fazê-lo nas próximas semanas. “Essa obra foi aprovada pelo Tribuna de Contas do DF, a gente imaginou que iria atender bem à comunidade local, mas entendemos que faltou ouvir vocês moradores, mas ainda sim, estamos fazendo agora”, esclareceu Oliveira.

A reestruturação do Calçadão do Guará II, que faz parte do pacote das obras citadas, vai continuar

Calçadão

Embora a polêmica sobre as obras iniciadas na QI 23 dominou a reunião no Executivo local, outra parte da obra, um novo calçadão na Avenida Contorno do Guará II, essa vai continuar e não foi repudiada pela comunidade local.

A notícia da paralisação das obras trouxe alívio para moradores e lideranças que atuam na cidade. Para Miguel Edgar, da Confraria Guará, é melhor consertar algo errado tarde do que nunca. “Hoje a comunidade do Guará mostrou, que sabe reivindicar os seus direitos, o tem que prevalecer é a vontade do povo, mas tudo isso só será possível se o governo acatar a votação por aclamação da comunidade. Interrompemos um processo que iria sangrar a mobilidade dos Guaraenses. Bom seria a mesma ação para a PPP do Cave ser interrompida também”, citou.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*