- Formada por pessoas que há muito se conhecem, a chamada Pelada dos Amigos, que é realizada em um clube do Guará II se aproxima de sua terceira década de atividades
POR AMARILDO CASTRO
Em dias onde fazer e manter uma amizade saudável está cada dia mais difícil, no Guará, para um grupo de cerca de 50 pessoas, essa regra, de manter boas amizades já começou há anos, e numa espécie de confraternização, uma pelada criada por eles já dura 27 anos e não tem data para acabar, porque no início, somente os quarentões participavam, mas com o tempo, virou a pelada dos cinquentões, mais tarde, sessentões e agora muitos já chegaram aos 70 anos. Em contrapartida, os filhos começam a herdar dos pais, a prática para que no futuro, eles continuem a tradição.
“É na verdade o ‘vício’ por uma vida saudável, tanto na valorização das amizades, quanto ao esporte, e como a gente não é desportistas de verdade e gosta de futebol, essa foi a forma que encontramos para unir o esporte a uma vida saudável, reunindo os amigos”, diz o jornalista Alcir de Souza, um dos criadores da pelada.
O evento ocorre no Clube dos Amigos, sempre às quartas-feiras e aos sábados. Além da pelada em si, há também (de forma não muito frequente) a realização de um pequeno campeonato interno, com formação de quatro equipes, vencendo a que pontua melhor.
A tradição reúne diferentes profissionais e personalidades, com destaque para alguns ilustres, como o senador Izalci, que joga no local há quase 20 anos. “Nunca perdi a pinta de artilheiro, sou centroavante, e marco muitos gols, pena que a idade já chegou e não posso jogar pela nossa Seleção”, brinca.
Por lá, outras personalidades também já passaram, mas alguns já penduraram as chuteiras, entre eles, o ex-distrital Alírio Neto, que foi um dos fundadores do Clube dos Amigos onde jogou até ter um problema de coluna. Por lá, na pelada, estiveram também os deputados federais Tiririca e Popó e o apresentador Henrique Chaves.
ABAIXO, OS AMIGOS DIVIDIDOS EM EQUIPES
Deixe uma resposta