Se PPP avançar, local deve manter estádio de futebol (arena multiuso), piscinas, churrasqueiras, quadras poliesportivas, quadras de tênis, playground que abrigarão eventos esportivos, lojas de esporte, vestuário, lanchonetes e academia, além de outros serviços recreativos
TEXTO E FOTOS: AMARILDO CASTRO
Começa vir ‘à luz do dia’ que equipamentos teriam no chamado ‘Novo Complexo do Cave’, caso a Parceria Público Privada (PPP), proposta pelo Governo do Distrito Federal avance. Até agora o processo está na Secretaria de Estado de Projetos Especiais do GDF, já tem o parecer favorável do Tribunal de Contas do DF (TCDF), e precisaria apenas de ajustes para que o processo siga em frente. O que o governo está fazendo, mesmo sob muitos protestos de um grupo de moradores do Guará, contra o projeto, embora outro grupo defenda tal PPP.
O GDF informa que a intenção é a revitalização, modernização, manutenção e operação do espaço pela iniciativa privada, em benefícios dos moradores, o que mais uma vez, traz bastante polêmica.
De acordo com o projeto, o Estádio Antônio Otoni Filho, ginásio de esportes, e o Clube Vizinhança compõem o Grupo 2, cujo projeto prevê a redistribuição e qualificação de todo o seu espaço, de modo a incentivar a prática de atividades esportivas e de recreação com produtos e serviços que atendam às necessidades dos usuários. A integração dos equipamentos esportivos constituirá um novo Clube Vizinhança, que contará com estádio de futebol, arena multiuso, piscinas, churrasqueiras, quadras poliesportivas, quadras de tênis e playground que abrigarão eventos esportivos, lojas de esporte e vestuário, lanchonetes, academia e outros serviços recreativos. O texto deste parágrafo é o mesmo encontrado no site https://www.sepe.df.gov.br/ da Secretaria de Estado de Projetos Especiais do GDF, responsável pelo projeto.
Chama atenção no projeto, a ‘retirada’ do bicicross, do Estádio Pinheirinho, do Skat Park. No entanto, como existe um outro grupo da PPP, a possibilidade é que esses equipamentos apareçam em outro momento.
A reportagem do Jornal GuaráHOJE Cidades faz um trabalho mais completo sobre a PPP do Cave, e o resultado final estará tanto no site www.blogdoamarildo.com.br tanto no conteúdo impresso, que será publicado no início da próxima semana.
No momento, mesmo com toda a polêmica criada em torno do projeto, que data de 2015, passando por ajustes constantes, mas sem chegar de fato à licitação, o GDF trabalha com a intenção de lançar o edital em breve, buscando repassar o espaço para a iniciativa privada.
Com a PPP em andamento, apenas o kartódromo Ayrton Senna funciona no local de forma precária por meio de parceria, além do Estádio Pinheirinho, usado pela Escola Guaraense de Futebol. Atrás do mesmo estádio, a Administração do Guará ainda autorizou de forma temporária, a instalação de quadras de vôlei de areia e uma pequena área de lazer, tocadas por um empresário local.
Deixe uma resposta