
- Artista deixa três filhos e um imenso legado para a cultura local e também no Distrito Federal
POR AMARILDO CASTRO
Depois de lutar por meses contra complicações pulmonares, o músico e multiinstrumentista Primo Gomes Fernandez Filho faleceu no último domingo por volta das 17h, após mais uma vez, passar mal, e após muitas idas e vindas ao hospital, não resistiu. Atualmente ele estava morando na QI 07, na casa de uma namorada. Mas fez história na QI 02 e QI 04, como apoiador da comunidade, em especial, na área cultural.
O legado de Primo Fernandez para o Guará é imensurável. Um dos amigos mais próximos, o prefeito da QI 02, Francisco Xavier, o Pequito, contou que a fama de apoiador das causas sociais e culturais de Primo Fernandez no Guará começou no final dos anos 70. “Ele ajudava a promover eventos pela cidade, pelas praças, ruas. Aqui na QI 2 e na QI 4, nos ajudou a fazer muitos eventos, sendo que alguns desses eventos, ele mesmo estava à frente”, conta.
Pequito explica que Fernandez foi uma das primeiras lideranças a divulgar o carnaval de rua no Guará.
“Entre o final dos anos 70 e início dos anos 80, ele criou o Bloco Cata Corno, onde a gente usava latinhas como instrumentos musicais para animar a festa, e isso durou muitos anos na cidade”, explica.
Além de um artista exemplar, tendo inclusive feito formação com diversas bandas no DF, Fernandez era também documentarista, fez três vídeos onde contava a história do Guará, além de outros trabalhos menores, também em vídeos.
Casado por mais de uma década com a ex-administradora do Guará, Márcia Fernandez (em memória), Primo teve com ela dois filhos e os registrou como Lennon Fernandez e Harrison Fernandez. O nome dos meninos era uma homenagem à Banda Beatles, a qual ele era admirador. Além disso, ainda teve mais um filho fora do casamento com Márcia.
Mais recentemente, apesar da idade já avançada, Fernandez teria adotado a praça a QI 04 no Programa Adote uma Praça, da Administração do Guará. Por lá, ajudava a cuidar do espaço.
O sepultamento de Primo Fernandez ocorre no Cemitério Campo da Esperança, nesta terça-feira, dia 18, na Capela 02, entre às 13h30 e 15h30.

Leave a Reply