Horta Comunitária do Guará visita  Farmácia Viva no Riacho Fundo I

Na quinta-feira (7) uma equipe de Líderes da Horta Comunitária do Guará  visitou o Núcleo Farmácia Viva do Riacho Fundo I, que adota o cultivo de plantas medicinais para produção de medicamentos fitoterápicos como  parte do Programa de Plantas Medicinais da Secretaria   de Saúde do Distrito Federal. 

A visita teve por finalidade conhecer a  metodologia do cultivo de  plantas medicinais e trazer a experiência para ampliação dos  canteiros  já  existentes na Horta Comunitária do Guará,  e implantar uma nova etapa de cultivo com mais espécies numa  área já destinada para este  fim. 

A equipe foi  recebida pelo farmacêutico  da Farmácia Viva Cicero Abiorama, que  explicou sobre o Projeto desde a sua fundação,  quais plantas são produzidas no Viveiro e cultivadas no Horto Medicinal.   Depois de  uma caminhada pela trilha na mata pelo leito do córrego, a equipe recebeu  mudas por doação que serão plantadas na horta. 

Abiorama é voluntário na Horta e junto com  as  demais lideranças será  parceiro na implantação de um Horto Medicinal na Horta Comunitária do Guará. 

A equipe foi  recebida pelo farmacêutico  da Farmácia Viva Cicero Abiorama

“Nosso intuito  é ser referência também em ervas medicinais e  futuramente ser o 5° Horto Medicinal  do Distrito Federal. É um sonho que estamos prestes a alcançar, afirma a Líder Comunitária das Ervas Medicinais, Simone Vaz. 

Para  a Engenheira Ambiental e Líder Comunitária Dái Ribeiro, a ação irá promover a cultura desse tipo de  plantio  por meio de cooperação entre os voluntarios ebeneficiar além  dos participantes da horta e   frequentadores  do posto de saúde também pessoas da comunidade em geral. Segundo ela,  futuramente em data a ser definida a horta promoverá cursos  sobre o tema para atender  às pessoas interessadas.

Fotos e texto: colaboração da Assessoria de Imprensa da Horta Comunitária do Guará

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*