- A iniciativa busca incentivar o esporte local e trazer maior visibilidade a essa modalidade de tênis
Praia, tênis e Cerrado. Uma combinação que pode parecer incongruente a princípio, faz total sentido quando o assunto é beach tennis. Com o intuito de incentivar o esporte local, o Hot Park, pertencente à Aviva, plataforma de entretenimento também detentora do Rio Quente Resorts (GO) e Costa do Sauípe (BA), irá patrocinar dois atletas goianos de beach tennis, os irmãos Jeane e Davi Muzzi.
Para Jeane Muzzi, 26, essa parceria com o parque aquático irá proporcionar não só um incentivo para os treinos, como também um maior reconhecimento para o esporte. “Goiás tem se fortalecido no beach tennis. Todo ano está representado por diversos atletas na Copa das Confederações. E ter uma marca forte como o Hot Park conosco, nos impulsiona a buscar melhores posições e resultados”, ressalta Jeane, que participou da competição em 2021, representando o Estado.
Ainda segundo Davi Muzzi, 18, que reside em Caldas Novas, praticar o beach tennis em cidades não litorâneas não é um empecilho para se desenvolver no esporte. “Nós temos arenas, mesmo aqui no interior, em que a areia tem a mesma qualidade que a da praia”, diz. Apesar de estar bem longe do litoral, Goiás possui um grande número de adeptos a essa modalidade de tênis jogada em quadras de areia.
Reconhecido pelo Tripadvisor Traveler’s Choice 2022 como o 6º melhor parque de diversão do mundo, o Hot Park possui a maior praia artificial com águas naturalmente quentes do planeta, a Praia do Cerrado, que conta com quadras de areia, local ideal para praticar o beach tennis.
Atletas
Formada em educação física, Jeane Muzzi iniciou sua carreira de atleta de beach tennis após sofrer, em 2019, uma lesão no joelho que a impediu de jogar futebol. “Precisei ficar longe de esportes de muito impacto, e na mesma época, coincidentemente, abriu uma quadra de beach tennis na minha cidade”, conta.
Algum tempo depois a jovem passou a praticar profissionalmente e participar de torneios e competições. Hoje possui curso de capacitação para dar aula de beach tennis, e acumula troféus em sua prateleira, sendo a campeã do Campeonato Goiano de 2022 e a terceira colocada na Copa dos Estados, em 2023.
Já Davi Muzzi era praticante de tênis e passou a conhecer o beach tennis ainda na adolescência, quando abriram a primeira quadra de areia em Caldas Novas. “Nós fizemos um torneiozinho para brincar e aí eu passei a fazer algumas aulas de beach tennis depois e não consegui voltar para o tênis”, diz. Atualmente, Davi também possui o curso de capacitação de professor e participa de competições regionais e nacionais. Foi campeão do torneio Arena Copacabana em 2023, do Open Arena Beach Tennis em 2022, e vice-campeão do Guérin Open de Beach Tennis em 2021.
O esporte
O beach tennis foi criado em meados da década de 1980, na Itália. Segundo a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), a modalidade chegou ao Brasil em 2008, ganhando popularidade até mesmo nas cidades não praianas. Atualmente, o país tupiniquim é a segunda maior força do esporte no mundo, atrás apenas do país criador do esporte.
Apesar do esporte ser relativamente novo por aqui, o Brasil já conseguiu o terceiro lugar no Campeonato Mundial em Ravenna (2008), o primeiro lugar na Copa das Nações em Aruba (2010), foi campeão no mundial por equipes (2013, 2018, 2019 e 2021), campeão mundial feminino na Cervia (2016 e 2019), campeão Sul-Americano (2014 e 2019), campeão Pan-Americano (2013, 2014, 2015, 2019, 2021 e 2022) e campeão do ANOC Beach Games (2019). A CBT é a entidade que regula o esporte no país.
Hot Park:
Maior parque aquático com águas naturalmente quentes da América do Sul e eleito um dos melhores parques do mundo pelo TripAdvisor, o Hot Park fica na cidade de Rio Quente, em Goiás, em um espaço de 55 mil m². Com clima de verão o ano todo e integrado a uma natureza exuberante, oferece mais de 15 atrações para todos os gostos e idades, como a Praia do Cerrado, maior praia artificial de águas naturalmente quentes do mundo; o Turbilhados, com manobras inéditas no Brasil; as atrações radicais Half Pipe e Xpirado; e o HotiBum para as crianças. O Hot Park pertence à Aviva, plataforma de entretenimento também detentora do Rio Quente Resorts (GO) e Costa do Sauípe (BA), que tem como propósito fazer famílias felizes em paraísos integrados à natureza, oferecendo hospitalidade, gastronomia, lazer e diversão. Para mais informações, acesse o site.
Deixe uma resposta