Ícone da história de Goiás, Luziânia completa 275 anos

Cidade comemora em 13 de dezembro mais um aniversário. Local ainda consegue preservar registros de sua história colonial, como casarões e algumas construções históricas. Prefeitura preparou programação especial para celebrar a data

POR AMARILDO CASTRO, COM ASSESSORIA/CMVL (foto de abertura: Graciliano Cândido)

Em festa. Assim pode ser resumido o momento, neste mês de dezembro para a bucólica Luziânia-GO, uma das cidades mais importantes do Estado, e que consegue até hoje, guardar registro de sua rica história, construída desde a época da escravatura, quando sua economia era regida no século XVIII pelo café e cana- de-açúcar. Hoje, a situação é outra, tem os mesmos desafios de uma cidade grande, a modernidade chegou, mas mesmo assim, não perdeu sua rica e importante história, sendo uma referência em todo o país. O atual prefeito é Diego Sorgatto (DEM), e na Câmara, o presidente é o vereador Carlos da Liga (DEM), enquanto a cidade ainda tem no cenário político, o deputado federal Célio Silveira (PSDB) e o deputado por Goiás, Wilde Cambão (PSD).

Além de uma economia pujante, com destaque para o agronegócio, onde mantém um dos principais mercados produtores do país, especialmente na produção de grãos, Luziânia é destaque também no esporte, com um estádio profissional, o Serra do Lago, que embora precise de uma reforma, é uma referência no Centro-Oeste, e um comércio diversificado de produtos e serviços.

Estádio Serra do Lago: destaque em todo o Centro-Oeste

Luziânia é considerada uma das cidades mais antigas do estado de Goiás e a com mais idade na região do Entorno do Distrito Federal. 3 vista como cidade mãe, por dar origem a Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama e Santo Antônio do Descoberto. Luziânia foi fundada em 1746 e estabelecido o seu aniversário em 13 de dezembro. Recebeu o nome inicialmente de Santa Luzia, em homenagem a sua padroeira. A atividade de mineração na região foi uma das primeiras descobertas, foi a partir daí que iniciou a ser povoada em meados do século XVIII. No ano de 1833 passou da categoria de arraial à vila, e logo mais em 1867 foi considerada cidade, recebendo o nome de Luziânia. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário, um ícone da construção bucólica na cidade, com mais de 200 anos: erguida por escravos

A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central também foi bastante importante, pela ótica de desenvolvimento do município, incluindo o crescimento populacional.  O então presidente da República, Juscelino Kubitschek, também teve suas raízes na cidade goiana, sendo proprietário de uma fazenda em Luziânia, a conhecida Fazendinha JK, que conserva relíquias e patrimônio histórico, como uma casa e capela projetada por Oscar Niemeyer. 


Em pleno século XXI, Luziânia ocupa o posto do quinto município mais populoso e a 5º maior economia do estado de Goiás. Sua área total chega a 3.961,099km de extensão, tendo a população estimada no ano de 2019 em 208 299 habitantes, de acordo com dados do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. A atividade econômica predominante são os empreendimentos agroindustriais (com produção de feijão, soja e milho), compradores de grão da região que se destacam na comercialização com o mercado externo.

O prefeito Diego Sorgatto (E), com o presidente da Câmara, Carlos da Liga e o deputado Célio Silveira (D), são três das principais autoridades políticas da cidade atualmente: luta por melhorias

O Distrito Federal tem uma importância fundamental, devido sua proximidade, cerca de 30 mil habitantes de Luziânia se deslocam-se, diariamente para o DF com o objetivo de realizar tarefas educacionais (seja ensino tradicional, superior ou técnico) e em busca de trabalho. Esse número representa 16,3% da população que realizam esse movimento e faz com que a cidade goiana seja uma região “dormitória”.

O presidente da Câmara Municipal de Luziânia, vereador Carlos da Liga, parabeniza essa cidade que desde sua fundação é cidade-mãe, dando origem a dezenas de bairros que somam e transformam na sua eterna Santa Luzia e gerou muitos avanços para os municípios vizinhos, gerando emprego, renda e desenvolvimento social. Sua beleza está espalhada nas ruas tradicionais com os famosos casarões.  “Residindo há quase 30 anos em Luziânia, sou muito grato por essa cidade poder gerar muitos frutos. O povo luzianiense é carismático, acolhedor   e trabalhador. Parabéns Luziânia pelo seu aniversário, que possa desenvolver cada vez mais”.

Turismo

O luzianiense tem alguns atrativos turísticos, são eles: Igreja Nossa Senhora do Rosário, casarões da Rua do Rosário, Morro da Canastra, Palácio das Andorinhas, Cachoeira de Saia Velha, Serra dos Angicos, Canal do Rio Corumbá e Lago da usina Corumbá IV.

PROGRAMAÇÃO

• INAUGURAÇÃO CRAS VILA ESPERANÇA
Cras Vila Esperança 10h


08/DEZ (QUARTA-FEIRA)
•ENTREGA DOS CARTÕES REFORMA – PROGRAMA FAZENDO O BEM
Centro de Convenções 15h


09/DEZ (QUINTA-FEIRA)
• INAUGURAÇÃO ESCOLA PRO LOTE
Escola Pro Lote 10h
• EXPOSIÇÃO ARTESANATO E DOCES (ACIL – 09,10,11 e 12)
Área do Centro de Convenções 10h as 20h


10/12 (SEXTA-FEIRA)
• INAUGURAÇÃO COLÉGIO LUIZA VELOZO
Escola Luiza Velozo 10h
• CANTATA DE NATAL (SEC. DE CULTURA)
Centro de Convenções 19h


11/12 (SÁBADO)
• FESTIVAL ARTE URBANA JARDIM INGÁ (SEC. DE CULTURA)
Ginásio de Esportes Jardim Ingá 09h
• ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS + FESTIVAL DE FOOD TRUCK + BANDAS
Em frente a Prefeitura de Luziânia 10h
• APRESENTAÇÃO DE BALÉ (SEC. DE CULTURA)
Centro de Convenções 19h


12/12 (DOMINGO)
• SESSÃO SONELE NA ACADEMIA DE LETRAS
Academia de Letras 10h
• SHOWS COM ARTISTAS REGIONAIS
Em frente a Prefeitura de Luziânia 19h
13/12 (SEGUNDA)
• MISSA SOLENE
Igreja Matriz 09h
• INAUGURAÇÃO COLÉGIO TEMPO INTEGRAL
11:00h Parque Alvorada
• LEILÃO DE GADO
Parque de Exposições 12:30h
• INAUGURAÇÃO CPE – COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO
10ª Batalhão 15h
• CORRIDA DE SANTA LUZIA
Prefeitura Municipal 16h
• REVITALIZAÇÃO DA AV. ALFREDO NASSER + REVITALIZAÇÃO IMAGEM
SANTA LUZIA (BALÃO)
Av. Alfredo Nasser 19h

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*