O Ópera Estúdio Brasil, mais recente projeto do Conosco Coletivo, pretende contribuir para a formação técnica e artística de jovens cantores líricos do Distrito Federal, promovendo a valorização do repertório operístico nacional escrito em língua portuguesa. (Fotos de Ana Clara Miranda)
O Projeto Ópera Estúdio Brasil propõe a formação de cantores privilegiando o repertório operístico brasileiro em língua portuguesa. O processo todo terá uma carga horária total de 138 horas, dividida em módulos: dicção e pronúncia, técnica e preparação vocal, preparação de ator e montagem de espetáculo.
A formação será realizada no formato Opera Studio sob a orientação de profissionais de diferentes áreas da produção operística, como André Vidal, renomado tenor, compositor e arranjador que assina a direção artística do projeto, sendo também um dos professores do curso. A equipe conta com a presença de Malu Mestrinho, Josuel Junior e José Alberto de Almeida Júnior.
20 VAGAS
A formação contemplará 20 alunos selecionados mediante audições prévias, e buscando ampliar o acesso à cultura e à formação profissional. Serão oferecidas 03 vagas para alunos PCD e alunos da comunidade negra e LGBTQIAPN+.
O curso é gratuito e será realizado integralmente aos sábados, de 08 de agosto a 13 de dezembro de 2026, na Escola de Música de Brasília e a formação culminará na realização de um concerto no formato Cortina Lírica.
As inscrições serão realizadas de 01 a 22 de junho, mediante formulário de inscrição divulgado no link na bio do instagram do @conoscocoletivo, onde também serão divulgadas informações sobre as audições.. Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.