Conheça a trajetória de uma das divas pop mais estilosa e lucrativa no cenário musical mundial
Katheryn Elizabeth Hudson acaba de completar 40 anos de idade, talvez você a conheça por Katy Perry, a eterna garota californiana que ganhou as paradas de sucesso com hit atrás de hit e dona de um estilo lúdico e colorido. Já dizia o refrão de “California Gurls”, single lançado em 2010 – “California girls, we’re unforgettable”, e são mesmo, a explicação para tal feito são os milhões de discos vendidos ao redor do mundo.
Filha de pastores evangélicos, Katy cresceu ouvindo música gospel, sendo proibida de ouvir outros estilos musicais dentro de casa. Na fase da juventude, chamou a atenção de alguns empresários musicais e assinou contrato com a Red Hill Records, lançando em 2001 o “Katy Hudson”, álbum de música cristã contemporânea, onde fez algumas apresentações com o repertório, mas devido às várias críticas não obteve sucesso, vendendo somente 200 cópias – meses depois a gravadora fechou suas portas.
Aos 17 anos, mudou-se para Los Angeles para trabalhar com o produtor Glen Ballard, optou por trabalhar com ele, devido a seu anterior trabalho com a cantora Alanis Morissette – Katy deixava para trás seu estilo cristão e mal sabia que estava quase pronta para dar as boas vindas a uma das maiores cantoras pop mundial. Em 2003 se apresentou como Katheryn Perry, para evitar confusão com a atriz Kate Hudson, mais tarde nascia Katy Perry, adotando o sobrenome de solteira de sua mãe.
Em 2004 Ballard a apresentou para Tim Devine, executivo da Columbia Records, ao qual assinou contrato como artista solo, após várias tentativas e cancelamentos de seus discos e canções, Katy Perry foi dispensada pela gravadora em 2006, então a cantora assina com a gravadora Capitol Records e inicia a produção de novas canções, foi onde a Capitol decidiu lançar um “extended play digital” para introduzir Katy na mídia – a música escolhida foi “Ur So Gay” que ganhou notoriedade após a cantora Madonna elogiar o single em uma entrevista na rádio.
“I Kissed a Girl” foi o primeiro single oficial lançado pela californiana chegando ao topo das paradas em vários países, a canção foi inspirada na atriz Scarlett Johansson – “estava com o meu namorado e disse ‘não vou mentir, se Scarlett Johansson entrasse num bar e quisesse me pegar, eu ia aceitar. Espero que você esteja de acordo”, disse em uma entrevista. Em seguida lançou o álbum “One of the Boys” e já trouxe o segundo single “Hot n Cold”, considerado um dos maiores hits de sua carreira.
Além de grandes sucessos na trajetória, Katy Perry é sinônimo de estilo, ousadia e referência no mercado fashion. “Sem dúvida alguma ela é uma referência não só no cenário pop, mas também no mundo da maquiagem e da moda. Sempre se preocupa em trazer looks ousados e criativos em seus videoclipes e shows. Seu estilo costuma misturar cores vibrantes, elementos retrô e um toque de fantasia, o que reflete tanto em suas roupas quanto em suas escolhas de maquiagem. Vale a pena ressaltar os clipes ‘Dark Horse’ e ‘E.T’”, destaca o visagista Anderson Bueno.
“No mercado da maquiagem, Katy Perry já lançou tendências, como delineados gráficos, batons coloridos e sombras brilhantes. Ela também foi garota propaganda de marcas de cosméticos, como CoverGirl, o que reforça sua influência na maquiagem”, complementa o profissional.
Katy Perry continua a se reinventar em cada novo trabalho, mas sem perder a sua essência, assim é no palco e fora dele, quando o assunto é moda, a artista consegue transitar com facilidade no estilo retrô/vintage até os looks mais ousados e tecnológicos.
Em 2010, a cantora entra em estúdio para a gravação de seu segundo álbum – “Teenage Dream”, o colocando em primeiro lugar nas paradas musicais, o videoclipe homônimo traz uma nova Katy Perry mais colorida, vibrante e empoderada, continuando os lançamentos “Firework” foi outro sucesso que explodiu nas plataformas musicais, fazendo com que a cantora quebrasse um recorde por conseguir fazer três singles consecutivos de um mesmo álbum atingir a primeira posição da parada norte-americana. No mesmo ano, lançou “Puur”, sua primeira fragrância de perfume, se tornando sucesso de venda.
2011 foi um ano repleto de lançamentos para Katy Perry, liberou “Last Friday Night (T.G.I.F.)”, dublou a personagem Smurfette no longa de live-action do filme “Os Smurfs”, em setembro do mesmo ano veio ao Brasil para participar do festival Rock in Rio e lançou a última faixa de “Teenage Dream”, o single “The One That Got Way”, e em 2012 inicia a produção de seu quarto álbum da carreira – “Prism”. Os grandes hits desse novo projeto lançado em 2013 são “Roar”, “Dark Horse”, “Birthday” e “This is How We Do”.
“Katy Perry simboliza uma força de criatividade e expressão. Com diferentes estilos, cores e conceitos visuais. Ela não se limita aos padrões tradicionais de beleza; ao contrário, ela explora looks dramáticos, divertidos e até excêntricos. Acredito que para o mercado de cosméticos, ela representa a liberdade de usar a maquiagem como uma forma de arte e de expressão pessoal, em vez de simplesmente uma ferramenta para melhorar a aparência, o que faz com que as marcas sejam mais inclusivas e criativas em seus lançamentos, desenvolvendo produtos que permitam ao consumidor experimentar e brincar com a maquiagem”, diz Anderson Bueno sobre o visual da cantora após sua nova fase.
Além de cantora, Katy Perry é uma empresária e tanto, e possui vários tipos de produtos em diferentes segmentos, que são perfumes, linha de maquiagem, bebida vegana não-alcoólica, vestuário, calçados, cosméticos e muitos outros. “Não se importe com o que vão pensar de você, faça o que você quiser e procure apenas a sua felicidade”, disse a cantora ao ser questionada por suas múltiplas tarefas.
Seus álbuns seguintes “Witness” (2015), “Smile” (2020) tiveram um bom desempenho nas paradas de sucesso, já “143” (2024), o último lançado no Brasil em sua apresentação no Rock in Rio, dividiu a opinião dos críticos. “E esse é o grande problema de ‘143’: parece ligeiramente fora de tempo, um álbum pop medíocre que teve o azar de ser lançado na sequência de ‘BRAT’, de Charli XCX, ‘The Rise and Fall of a Midwest Princess’, de Chappell Roan, e ‘Short N’ Sweet’, de Sabrina Carpenter. Um trio de álbuns que elevaram o padrão do pop. O que antes teria sido suficiente, agora não será: o fato de Perry e sua equipe não terem notado isso parece muito mais uma razão para o fracasso de ‘143’”, escreveu o jornal britânico The Guardian.
Independente das críticas, Katy Perry é um fenômeno global e referência para muitas mulheres, das crianças, adolescentes, jovens até as mais velhas, afinal, a cantora chega aos 40 anos em sua melhor forma, mostrando que a idade não está na aparência e sim na atitude. Katy Perry quebra os estereótipos impostos por uma sociedade retrógrada, onde afirma que mulheres acima dos 40 anos não podem ousar, Katy diz: “Eu acredito nas mudanças, e não se baseia em julgar e sim em educar. Acho que há uma linha fina entre a vulgaridade e a elegância. Eu transito no meio desta linha”.
“Não, não existe um limite de idade para usar cores fortes e coloridas na maquiagem. A maquiagem é uma forma de expressão pessoal, e cada pessoa deve se sentir livre para usar os tons que refletem sua personalidade, independentemente da idade. Agora, Katy Perry, é uma artista pop. É diferente de uma advogada, que pode ousar, mas deve ser condizente com o seu trabalho e credibilidade a ser passada”, pontua Anderson Bueno.
“Para usar a maquiagem colorida sem cair no exagero e evitar o efeito ‘carnavalesco’, eu tenho algumas dicas que podem ajudar a equilibrar o look e trazer sofisticação, mantendo a criatividade: Escolha um ponto de destaque, em vez de colorir olhos, boca e bochechas ao mesmo tempo, escolha uma área para ser o foco da maquiagem. Por exemplo, um delineado colorido ou uma sombra vibrante combinada com lábios neutros ou vice-versa. Equilibre as cores. Se optar por sombras ou delineadores coloridos use tons complementares ou monocromáticos, como azuis com tons neutros ou pastéis suaves com delineados vibrantes. Isso cria harmonia sem sobrecarregar. Cores fortes podem ser esfumadas para criar um efeito mais sutil e elegante. Isso suaviza a intensidade da cor e evita que o look pareça muito dramático. Um delineador colorido, como azul, verde ou roxo, pode trazer vida à maquiagem sem torná-la exagerada, ele é moderno e divertido, mas ainda discreto”, finaliza Bueno.
Deixe uma resposta