Matrículas abertas permanentemente nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal

Interessados podem se inscrever, gratuitamente e de forma on-line, para mais de 29 modalidades nas 12 unidades do DF

Os Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) passam a ter processo de matrículas continuadas. Os interessados já podem se inscrever por meio da plataforma virtual do Sigecop – da Secretaria de Esporte e Lazer ou presencialmente em uma das unidades. A oferta de modalidades e turmas visa alcançar o público de faixa etária ampla, a partir de 04 anos de idade, contemplando crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, incluindo pessoas com deficiência – PCD.

As inscrições valem para todas as 12 unidades – Brazlândia, Estrutural, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Planaltina  estão funcionando com 100% da capacidade, tendo observância aos protocolos gerais e específico de combate à Covid-19. As unidades de Sobradinho, Parque da Vaquejada e Setor O estão em processo final de chamamento público.

“Estamos trabalhando muito para retomar as aulas presenciais com uma qualidade superior a que era oferecida antes da pandemia. Sabemos o quanto é importante praticar uma atividade física para garantir a saúde do corpo e da mente, por isso os COPs vão funcionar dentro de todos os protocolos sanitários de saúde, para que a comunidade possa voltar a ter qualidade de vida”, destaca a secretária de Esporte e Lazer (SEL), Giselle Ferreira. 

Entre as atividades, está ainda a hidroginástica para idosos

Devido à pandemia de covid-19, as 12 unidades esportivas precisaram suspender os atendimentos presenciais no começo de 2020. Desde então, a pasta do Esporte trabalhou para informatizar, fazer melhorias e capacitar servidores. Durante o mesmo período os contratos vigentes terminaram e os 12 COPs passaram por chamamentos públicos para seleção de instituições sem fins lucrativos, responsáveis pelo corpo pedagógico das unidades.

Quem poderá solicitar a matrícula?

Poderão participar do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos os candidatos interessados nas modalidades/turmas ofertadas nas unidades dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal.

A oferta de modalidades/turmas visa alcançar o público de faixa etária ampla, a partir de 04 (quatro) anos de idade, contemplando crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, incluindo pessoas com deficiência – PCD.

Qual a data e hora de encerramento do cadastro de matrícula?

Estarão abertas permanentemente.

Local ou link da inscrição:

Os alunos ou representantes legais que não possuírem acesso à internet ou tiverem dificuldade no acesso ao SIGECOP poderão comparecer ao Centro Olímpico e Paralímpico, podendo solicitar auxílio de um servidor para efetivar o cadastro de inscrição. Nos seguintes dias e horários: de segunda à sexta-feira, das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

Quais dados serão solicitados para realizar a inscrição?

No ato do preenchimento do formulário de cadastro de inscrição de matrícula deverá ser informado obrigatoriamente o CPF do respectivo aluno, independentemente da idade do mesmo.

Como será a inscrição para os alunos com deficiência?

O aluno com deficiência deverá realizar o cadastro de matrícula no SIGECOP – https://www.sistemas.df.gov.br/SIGECOP/  normalmente. No entanto, não aparecerá a opção de escolher a turma no formulário de inscrição.

O aluno com deficiência será avaliado previamente por uma equipe multidisciplinar, a qual indicará a turma compatível com a sua deficiência.

Prazos para entrega de documentação e locais de entregas.

Diariamente, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Centro Olímpico e Paralímpico onde terá as aulas.

São documentos obrigatórios para os alunos de até 17 anos:

·         Duas fotos 3X4 (atual);

·         Cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade do aluno;

·         Cópia do CPF do aluno;

·         Cópia da carteira de identidade e do CPF do responsável legal;

·         Cópia do comprovante de residência com o CEP;

·         Cópia da declaração escolar de matrícula do ano vigente.

·         São documentos obrigatórios para os alunos a partir de 18 (dezoito) anos:

·         Duas fotos 3X4 (atual);

·         Cópia da carteira de identidade do aluno;

·         Cópia do CPF do aluno;

·         Cópia do comprovante de residência com o CEP;

Para os alunos que possuam a partir de 70 anos de idade, é obrigatório o atestado médico para a prática da respectiva modalidade, informando, inclusive, que não possui qualquer contra indicação e doença infectocontagiosa que seja impeditiva para realizar a prática esportiva.

O atestado médico é opcional para os alunos com menos de 70 anos de idade, desde que, no caso de menor de idade, autorizado por escrito pelo responsável legal, ou, para os que possuam entre 18 e 69 anos, realizem o preenchimento do Questionário de Prontidão da Atividade Física – PAR-Q.

Resultado preliminar:

O resultado preliminar dos alunos matriculados será publicado no endereço eletrônico: www.esporte.df.gov.br, bem como será afixado no mural do respectivo Centro Olímpico e Paralímpico.

Os interessados que não tiverem o nome inscrito na relação provisória de matriculados poderão impetrar recurso administrativo em relação ao resultado preliminar?

Sim, o recurso deverá ser destinado à Subsecretaria dos Centros Olímpicos e Paralímpicos podendo ser protocolado, dentro do prazo previsto no presente Edital, junto à Secretaria do respectivo Centro Olímpico e Paralímpico ou por meio do correio eletrônico: subcop@esporte.df.gov.br .

Qual a data do retorno das aulas? As aulas serão nos mesmos horários?

O início das atividades será previamente divulgado aos alunos matriculados, tendo, inicialmente.

Devido à nova formatação do Programa dos Centros Olímpicos e Paralímpicos, e tendo em vista a realização de novas parcerias com Organização da Sociedade Civil, as grades horárias das turmas de atividades/modalidades esportivas estão no site da Secretaria de Esporte ee Lazer – WWW.esporte.df.gov.br

Haverá taxa a ser paga para matrícula? E para as modalidades esportivas?

Não há custos. Os serviços oferecidos pelos Centros Olímpicos e Paralímpicos são totalmente gratuitos.


Quais as modalidades de cada COP?

O quadro geral dos Centros Olímpicos e Paralímpicos contendo modalidade/turma, dia da semana, horário e faixa etária encontra-se disponível no site oficial da Secretaria de Esporte e Lazer, que poderá ser acessado por meio do endereço eletrônico: https://esporte.df.gov.br/.

Quais serão as medidas de segurança da Covid-19?

·         Medição da temperatura dos frequentadores na entrada dos Centros Olímpicos e Paralímpicos;

·         Uso de tapetes sanitizantes nas entradas dos COPs e em cada ambiente na unidade;

·         Uso de máscaras de proteção facial por todos os alunos, bem como pelos professores, funcionários e colaboradores;

·         Manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, inclusive nas aulas;

·         Restrição do número de alunos em 50% da turma, respeitado o espaçamento mínimo de quatro metros quadrados por aluno, demarcado no solo; 

·         Proibido o funcionamento dos bebedouros, exceto para encher a garrafa individual;

·         Delimitação com fita do espaço em que cada aluno deve se exercitar nas áreas e salas de atividades coletivas, respeitado o limite de distanciamento;

·         Privilegiar a ventilação natural do ambiente;

·         Limpeza e esterilização dos ambientes de uso comum;

·         Higienização dos equipamentos e itens de uso coletivo regularmente;

·         Disponibilizar dispenser de álcool gel por toda a estrutura do COP;

·          Disposição de comunicação visual com o objetivo de orientar sobre as medidas preventivas.

·         Cada modalidade esportiva terá o seu protocolo específico.

LINK INSCRIÇÃO:https://esporte.df.gov.br/matriculasabertascops/

VÍDEO: CHAMADA PARA AS INSCRIÇÕES – GISELLE FERREIRA – SECRETÁRIA DE ESPORTE E LAZER Centro Olimpicos e Paralímpicos – SEL.mp4

Maiores informações e esclarecimentos acerca do processo de matrícula poderão ser obtidos junto à Secretaria dos respectivos Centros Olímpicos e Paralímpicos, no horário das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, de segunda à sexta-feira, por meio do telefone (61) 4042-1828 – Ramal 2002 ou pelo e-mail subcop@esporte.df.gov.br

Texto e fotos: colaboração da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Esporte do DF

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*