
POR AMARILDO CASTRO
Com o aumento disseminado dos casos de dengue em todo o Distrito Federal no primeiros meses deste ano de 2024, algumas ações no Guará vão além dos trabalhos realizados no combate à doença feitos pelo governo local. Assim, após observar que na QE 42, sempre havia muito lixo espalhado pelas ruas, locais, água parada e outros ambientes que facilitam a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, a moradora local Maria das Graças Pereira, ao lado dos amigos Aparecida, Tiago e Rubens (esses últimos pediram para não terem sobrenome divulgado), partiram para uma espécie de ação conjunta na luta contra o perigoso mosquito da dengue.

“A gente percebeu que esse trabalho é preciso que todos abracem a causa, pois somente o governo, a coisa não ia muito bem, então nos tornamos parceiros, tanto dos moradores, quando dos órgãos do GDF para o combate ao mosquito”, relatou à reportagem.

Além de ficarem atentos às questões de limpeza na quadra, os grupo também passou a fazer cobranças diárias à Administração do Guará, mas em forma de parceira. Os pedidos vão desde fumacê ao recolhimento do lixo, passando pela poda de árvores e do mato em geral.

Maria das Graças diz ainda que o grupo incentiva as pessoas a instalarem telas de proteção em suas casas, e que nesse processo, centenas de mosquitos foram apreendidos nessas telas, o que ela acredita ter feito diminuir a população dos insetos. Ela conta ainda que as ações no geral fizeram os mosquitos desapareceram quase que por completo.

“Os trabalhos em conjunto, incluindo o fumaçê enviado pela administração, que atendeu nosso pedido da comissão nos ajudaram muito”, relata Graças.
O grupo ainda faz questão de agradecer à Administração do Guará pelo empenho no combate à dengue não somente na QE 42, mas em todo o Guará.
Leave a Reply