- Representantes de associações de mulheres e vereadoras, por intermédio da Secretaria goiana do Entorno do DF, foram recebidas na Procuradoria da Mulher da Câmara Federal
A reunião, que ocorreu nesta terça-feira (12/09) na Câmara Federal, foi conduzida pela Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Soraya Santos, e contou com a participação da presidente da Comissão da Mulher da Casa, deputada federal Lêda Borges. A secretária do Entorno Caroline Fleury levou vereadoras, representantes de federação, associações e conselhos da região, cerca de 30 mulheres, para a conversa. Na pauta, a implantação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais do Entorno e fortalecimento nas cidades onde o órgão já existe.
Para Caroline Fleury, o fortalecimento da representação feminina é fundamental. “A gente tem que estar no lugar de tomada de decisão. Com ajuda das parlamentares, sendo uma delas representantes do Entorno, tenho certeza que vamos avançar nessa pauta. O objetivo é capacitar, é preparar, para que as mulheres do Entorno possam realmente ocupar os espaços na política”, disse.
O objetivo do grupo foi buscar apoio para que as Câmaras Municipais do Entorno criem as respectivas procuradorias da mulher. “As procuradorias são como o Procon para as mulheres. É onde podemos formalizar sugestões, denúncias de discriminação e violência, entre outras demandas, e fazer com que elas cheguem ao Legislativo”, explicou a gerente da Sedfgo e diretora da Federação de Mulheres de Goiás, Laodiceia Dourado.
A Procuradoria da Mulher faz parte da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e une demandas em comum das 91 deputadas eleitas. Uma das funções da Procuradoria é zelar pela participação mais efetiva das deputadas nos órgãos e nas atividades da Câmara. Outra, mais voltada para a população, é receber e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de discriminação e violência contra a mulher, além de fiscalizar programas do Governo Federal voltados para as mulheres.
A procuradora Soraya Santos se entusiasmou com a representatividade de mulheres no Entorno, e se colocou à disposição para dar todo suporte que elas precisarem com material educativo, debates e outros. Aproveitou a oportunidade para convidar o grupo para audiência do Orçamento Participativo para a Mulher na Câmara Federal, que ocorrerá no dia 20 de setembro.
A deputada Lêda Borges, que é presidente da Comissão da Mulher da Câmara Federal, fez apelo às presentes que participem mais nas atividades da Casa. Nesse sentido, ela reforçou o convite da procuradora Soraya Santos. “Participem! Nós temos causas comuns, independente do partido ou função que ocupamos e, por isso, nos unimos”, assinalou Lêda Borges.
Além das deputadas federais e da Secretária do Entorno, estiveram presentes a primeira-dama de Formosa, Carol Marques, as vereadoras Ivone Souto (Cidade Ocidental), Márcia Meireles (Luziânia), Luciana Cândida (Cristalina), Cléia Cardoso (Novo Gama), Kátia Rodrigues (Formosa), a Secretária da Mulher de Águas Lindas, Sueli Prado, ainda a Coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher (Ceam) de Luziânia, Juliana Roriz e representantes de Conselhos Municipais da Mulher.
Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do Distrito Federal de Goiás
Deixe uma resposta