A Neoenergia retirou mais de 22 toneladas de cabos e equipamentos de telecomunicações irregulares de 7.800 postes em todo o Distrito Federal durante o ano de 2022. O resultado é fruto das ações integradas da distribuidora e do aumento do número de técnicos responsáveis por essa fiscalização. Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia para a população, a remoção desses fios de internet e telefonia garante a segurança das pessoas e evita incêndios nos postes. As principais áreas de atuação foram Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho, Guará e Samambaia.
Esses cabos desordenados pertencem a empresas de telefonia, internet e TV a cabo, responsáveis pela instalação e manutenção dos seus próprios fios. Existem duas situações em que a concessionária remove a fiação: quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da Neoenergia e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos e quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.
“O maior desafio é identificar as redes clandestinas e conscientizar as empresas de telecomunicações da importância de manter o ordenamento das suas redes”, explica Carlos Henrique de Moraes, diretor-superintendente de Operações da Neoenergia. “Quando a empresa não regulariza os cabos, eles são removidos. Nossas equipes estão fazendo o levantamento das irregularidades em todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal”, finaliza.
REGULARIZAÇÃO – A Neoenergia vem, desde 2021, promovendo o diálogo, orientando as operadoras e emitindo notificações de forma prévia sobre a remoção dos fios, para que o acesso à internet dos seus clientes não seja interrompido.
Atualmente, 150 empresas de telefonia e internet possuem contrato com a distribuidora. A concessionária estima que este número seja bem inferior ao total de operadoras homologadas pela Anatel com permissão para atuar no Distrito Federal.
Para estimular a regularização das empresas, a Neoenergia vem promovendo workshops e iniciativas com as operadoras de telecomunicação. Uma delas é a criação de um canal de atendimento direto, pelo e-mail grandesclientes.bsb@neoenergia.com, e o telefone (61) 99256-9365, disponibilizado para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.
A distribuidora criou uma página em seu site para que o cliente verifique se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular com a distribuidora. Para acessar, basta clicar aqui.
RECICLAGEM – Com o objetivo de trazer sustentabilidade a ação, a Neoenergia passou, desde o último mês de setembro, a doar parte do material retirado das ruas – 18 toneladas no total – a empresas, como a SIA Recicla e NGB, responsáveis por fazer a reciclagem reversa, retornando os insumos à indústria. Além da redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos, a ação reduz a extração de matérias-primas do meio ambiente.
PÍLULA DE SEGURANÇA NEOENERGIA BRASÍLIA – Desligue a máquina de lavar quando interromper ou finalizar o serviço.
SOBRE A NEOENERGIA BRASÍLIA – A Neoenergia Brasília é uma empresa do grupo Neoenergia e responsável pela distribuição da energia elétrica das 33 Regiões Administrativas que compõem o Distrito Federal, com mais de 1,1 milhão de clientes e atendendo a 3,3 milhões de pessoas. A sua área de concessão é de 5.780 quilômetros quadrados e abrange toda a capital federal.
Texto e fotos: colaboração da Neoenergia Brasília
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