O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) reuniu-se nesta terça-feira (17/01), com representantes da Polícia Civil do Distrito Federal, entre eles, a Dra. Cláudia Alcântara, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (SINDEPO), para tratarem das necessidades dos profissionais da corporação.
Na ocasião, falaram principalmente sobre a defasagem salarial que se estende há mais de uma década, somada à diminuição gradativa do efetivo, eles buscam a equiparação salarial com a Polícia Federal, e recomposição do efetivo que ano após ano vem diminuindo. “A situação traz diversos problemas para a Polícia Civil do DF e para a sociedade, que precisa de seus honrosos serviços”, declarou Izalci.
A boa notícia, segundo o senador, é que existe solução para esses problemas. “O Fundo Constitucional prevê recursos que podem e devem resolver essas e outras demandas mais que justas para a instituição, explica.
Izalci também alertou sobre os riscos da federalização, afirmando que isso implica também na perda de recursos para educação e saúde, não só para a segurança pública.
Ofício
O parlamentar enviou um ofício ao Diretor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, solicitando informações sobre as carreiras da corporação, como por exemplo, qual é o quadro de servidores da PCDF previsto em lei e o quadro atual de servidores.
Também questionou qual foi o percentual de reajuste salarial recebido por eles desde março de 2015, e o número de servidores que pediu exoneração do cargo efetivo desde janeiro de 2011. Essas foram algumas das 13 informações solicitadas no documento.
O objetivo da solicitação, segundo o senador, é se aprofundar no assunto, para que junto aos colegas, no Congresso Nacional, possa buscar soluções que contribuam para que a polícia civil do DF tenha melhores condições de trabalho.
Foto e texto: colaboração/Ascom/Senador Izalci
Deixe uma resposta