No DF, temor por falta de oxigêncio entra no ‘radar’ do Senado e da Câmara Legislativa

Risco exista ainda para outros Estados em todo o Brasil

Um alerta feito pelas autoridades sanitárias locais por uma possível falta de oxigênio no Distrito Federal e outras unidades federativas no Brasil, fez com que atoridades loacis chamassem atenção para o problema na última quarta-feira, 10, e deve continuar nos próximos dias.


O Senador Izalci Lucas (PSDB) um dos primeiros a se manifestar, diz que petende ouvir fabricantes sobre a capacidade e previsão de fornecimento do produto. “O problema que ocorreu em Manaus não pode se repetir. Aqui no DF já está havendo compartilhamento de oxigênio entre pacientes por falta do produto”, alertou o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) em Plenário, nesta quarta-feira (10). 

O parlamentar pediu que o Senado ouça as empresas fabricantes de oxigênio sobre sua capacidade e previsão de fornecimento do produto. A solicitação de Izalci Lucas foi feita à senadora Rose de Freitas (DEM/ES), que apresentou um requerimento pedindo, originalmente, a realização de sessão de debate temático para analisar a capacidade e prazos de fornecimento de vacinas pelos laboratórios do Brasil e da Rússia, China e Índia. 

O requerimento, com a demanda de Izalci, foi aprovado pelos senadores. “O número de casos graves de Covid-19 no país disparou e a taxa de ocupação de leitos de UTI no DF se mantém muito alta, ficando acima de 90%. Então, precisamos saber como está a disponibilidade de oxigênio, que é fundamental para a manutenção da vida dos pacientes”, afirmou Izalci.  
 A data da sessão ainda será definida.

O mesmo alerta foi feito ainda pelo vice-presidente da Câmara, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), que fez uma defesa por maiores esclareciementos em sessão remota também na quarta-feira, 10.

Foto: Agência Senado

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*