O marketing pode ser empregado no setor público?

Logicamente, com toda certeza!

Podemos fazer a seguinte analogia: os contribuintes fazem o papel dos “consumidores” que adquirem produtos e serviços oferecidos pelas instituições públicas que seriam as “empresas”. Neste cenário, faz todo sentido o uso do marketing a fim de otimizar as ações dos órgãos públicos. Dessa forma, todos saem ganhando, contribuintes e instituições. Logo, estudar o marketing com os olhos voltados para o setor público é super importante pois os consumidores (contribuintes) estão cada vez mais exigentes e não toleram mais um atendimento medíocre, como ocorria no passado no setor público.

A verdade é quando falamos sobre marketing, estamos falando de mercado logo, não podemos deixar de ressaltar as mudanças de comportamento do consumidor que estão ocorrendo. E como nosso foco nesse momento é o setor público, precisamos ter em mente que este consumidor é também um eleitor, um cidadão, um pagador de impostos, e uma das principais mudanças é o surgimento de novos desejos dessas pessoas ou como muitos preferem, esse cidadão percebe o “despertar” de novos desejos em relação aos serviços prestados pelos setores privados e consequentemente, o setor público acaba sendo impactado, como Steve Jobs já dizia: “as pessoas não sabem o que desejam até que mostremos a elas”, ou seja com a melhoria do atendimento no setor privado, o mesmo consumidor, agora cidadão, espera por algo muito próximo da excelência no atendimento público.

Essas infinitas necessidades/desejos, muitas vezes tecnológicas, estão alinhadas a nossa incansável busca por novas soluções. Inclusive diversas inovações surgem para sanar desejos que ainda nem temos. Acabamos gerando assim uma “roda gigante de desejos”, concorda? Surgem novos produtos/serviços que por sua vez irão gerar outros desejos por novos produtos/serviços e assim caminha a humanidade em seu processo de evolução em relação ao mercado.

Autor: Dr. Achiles Batista Ferreira Junior é coordenador doss cursos EaD de Marketing Digital, EaD de Marketing e Gestão Mídias Sociais.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*