
Uma das principais obras do contrato de concessão da Ecovias do Cerrado, o Trevão de Monte Alegre de Minas, no entroncamento das BRs 365 e 153, recebeu, na manhã deste sábado (17), uma visita técnica de estudantes de Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo foi conhecer o projeto e as principais características estruturais da obra, que já se encontra em sua fase final.
A visita foi idealizada pelo professor Paulo Roberto Cabana Guterres, que ministra a disciplina de Processos Construtivos de Pontes em Concreto Armado Protendido aos alunos do 8º período. Segundo ele, esta foi a primeira de três excursões que os estudantes farão em obras de grande porte neste semestre.
“Sempre fazemos visitas como forma de alimentar a teoria ensinada durante o curso. Como são obras muito específicas, será possível mostrar aos alunos, ao vivo, todos os elementos que abordo em sala de aula. É uma forma de complementarmos o conteúdo tratado”, disse o professor.
Durante a visita, os alunos puderam percorrer os principais pontos do Trevão e tirar suas dúvidas com os engenheiros da Ecovias do Cerrado. Posteriormente, na universidade, os estudantes terão de apresentar um relatório sobre a visita, apontando as principais características estruturais encontradas. “Ainda coloco uma questão para o relatório: se você fosse o projetista dessa obra, você proporia as mesmas soluções de engenharia ou escolheria outra modelagem?”, complementou o professor.
Segundo o Gerente de Engenharia da Ecovias do Cerrado, Guilherme Gonçalves, a visita foi uma oportunidade para a concessionária estreitar os laços com a comunidade de sua área de atuação.
“A obra do Trevão é bastante complexa e demandou muito estudo por parte da concessionária para garantir as melhores condições de segurança e trafegabilidade. Além de contribuir com o conhecimento acadêmico, essa visita nos ajuda a dar mais transparência às soluções encontradas durante a elaboração do projeto”, disse.
A OBRA
O Trevão de Monte Alegre de Minas é um dispositivo do tipo “Trevo Completo”, com viadutos, pontes e quatro alças de acesso. A estrutura tem cerca de 1 km de extensão e foi projetada para garantir o livre tráfego na via, sem a necessidade de paradas para entrada e saída nos quatros sentidos da interseção rodoviária.
A obra vai beneficiar usuários e a comunidade no entorno, na medida em que aumentará a segurança e a trafegabilidade na região.
Sobre a Ecovias do Cerrado – Empresa do Grupo EcoRodovias que administra os 437 quilômetros da BR-364/365. O trecho faz parte de uma das mais importantes rotas para o escoamento de grãos do Centro-Oeste até o porto de Santos. Também é uma importante rota para abastecimento da região sul de Goiás e Minas Gerais, principalmente de produtos da indústria, materiais de construção e alimentos. São 11 municípios, sendo 5 em Goiás (Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Jataí, Paranaiguara e São Simão) e 6 em Minas Gerais (Santa Vitória, Gurinhatã, Ituiutaba, Canápolis, Monte Alegre de Minas e Uberlândia).
Sobre a EcoRodovias – A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Subsidiária do Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Ao longo de mais de 20 anos, a EcoRodovias está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, viabilizando caminhos nunca antes imaginados. Integra importantes carteiras relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança, tais como Novo Mercado da B3 e o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.
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