Parque Ecológico Gatumé, em Samambaia, ganha dois papa-lixos com contêiner subterrâneo

A instalação dos papa-lixos ocorreu, na última sexta-feira (28). Outras quatro unidades já foram colocadas em Samambaia

Em atendimento à solicitação de moradores de Samambaia, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF) autorizou a Sustentare Saneamento a colocar dois papa-lixos no Parque Ecológico Gatumé. A instalação ocorreu, nesta sexta-feira (28), às 10h, na QS 427 conj A lote 1 e na ADE Oeste QS 827 conj 1. Outros 4 já foram instalados nesta Região Administrativa, além de 12 em Brazlândia, 1 em Taguatinga, 1 na Ceilândia e 1 em Sol Nascente/ Pôr do Sol. Ao todo, serão 62 nestas regiões.
 
No local, o presidente do SLU-DF, Sílvio de Morais, fez um apelo à população. “Este equipamento é um dos sistemas mais modernos para ajudar a manter a limpeza da cidade e nele só devem ser descartados resíduos não recicláveis. Contamos com a colaboração de todos para preservarem o papa-lixo contribuindo para que ele dure muito tempo, pois é um patrimônio de todos nós”, disse Morais.
 
Além de se integrar perfeitamente ao ambiente urbano, o papa-lixo com contêiner subterrâneo protege os resíduos descartados do calor, de chuvas e de contatos com animais, evitando enchentes e vetores de transmissão de doenças.
 
“É o mais completo sistema de resíduos utilizado na Europa. Os contêineres comportam 5 mil litros de resíduos, que ficam totalmente protegidos, sem riscos de vazamento de chorume. Além de reduzir o impacto ambiental, elimina odores”, explicou Janaína Trindade, engenheira de segurança do Trabalho, Ambiental e Química da Sustentare Saneamento.
 
O equipamento é composto por lixeira com tampa em aço inoxidável e com borracha de vedação, contêiner de base fechada, cuba em concreto anticorrosiva e amortecedores. Permite o armazenamento e separação de resíduos; é fácil de instalar, utilizar e manter; tem vida útil longa e substitui os contêineres de superfícies sempre sujeitos a vandalismo.
 
Para retirar os resíduos, a Sustentare Saneamento adquiriu caminhões específicos para içar o contêiner. Com baixo custo de manutenção, a nova tecnologia possibilita a redução nos custos operacionais.

Fotos e texto: colaboração da Suprema Comunicação
 
Novo Papa Lixo segue padrão europeu

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*