Picolés com sabores da Mata Atlântica levam pequena empresa do Paraná à final do Prêmio Nacional de Inovação

Oficina do Sorvete, de Foz do Iguaçu, é finalista na modalidade Pequenos Negócios, categoria Inovação em Sustentabilidade

Na última quinta-feira (17), foram anunciados os finalistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), considerado o maior prêmio na temática do País, que tem como principal objetivo o incentivo e o reconhecimento às pessoas, aos ecossistemas e às empresas e instituições que promovem a inovação Brasil afora. Da lista, apenas uma empresa paranaense foi classificada – e ela é de Foz do Iguaçu, região oeste paranaense. A Oficina do Sorvete é finalista da modalidade pequenos negócios, categoria “inovação em sustentabilidade”.

Segundo a proprietária da empresa, Maria Cristina Ventura Muggiati, desde a fundação da empresa, sustentabilidade, inovação e preservação da natureza sempre nortearam as ações, mas foi em 2019 que ela conseguiu colocar tudo isso em um único projeto. Cristina afirma que a empresa planejou uma linha de produtos “Quilômetro Zero”, uma das recomendações do protocolo de Kyoto, e divulgou para outros negócios esse conceito que utiliza na fabricação insumos locais, produzidos perto de quem vai consumir o produto, trazendo benefícios importantes ao planeta e estimulando a economia local, através da geração de emprego e renda.

A partir disso, observando as espécies de árvores nativas da Mata Atlântica da região do Iguaçu, algumas delas em extinção, ela teve um insight e decidiu testar novos sabores a partir dos frutos de algumas dessas árvores. Coincidiu que nesse momento surgiu uma demanda de produtos com essas características, proveniente de uma empresa local, também empenhada na preservação da natureza, o Parque das Aves. Nesse contexto, depois de vários testes, surgiu a linha Sabores de Iguaçu, que conta com um catálogo de 12 picolés feitos com frutas nativas presentes na região do Parque Nacional do Iguaçu, como jabuticaba, amora com leite condensado, jaca, butiá com leite condensado, açaí de juçara com banana, guabiroba, pinhão, erva mate, doce de banana, MBeju com goiaba, uvaia e pitanga com leite condensado. 

Sorvetes da linha Sabores do Iguaçu respeitam a época de cada fruta utilizada e são produzidos de forma sustentável, alimentando todo um sistema que também apoia a sustentabilidade. 

Além dos sabores, outro diferencial da linha é que para a criação das receitas, Cristina estabeleceu parcerias com produtores locais para incentivar o plantio de mudas nativas por meio do sistema de agrofloresta, mediante a criação de demanda. Sustentável, economicamente viável e socialmente correto, o projeto tem como principal objetivo incentivar e divulgar o sistema agroflorestal que recupera a terra por meio do plantio de diferentes espécies ao mesmo tempo.

“É um trabalho de conscientização e incentivo para que os agricultores voltem a plantar essas árvores e deixem viver aquelas que nascerem de forma espontânea. E percebemos que podemos dar uma contribuição a mais e, agora, guardamos as sementes das frutinhas que processamos para fazer a germinação delas e distribuir as mudas para os produtores rurais de agroflorestas”, explica.

Desse modo, é possível tentar reverter o processo de extinção daquelas árvores nativas e a extinção em cadeia de espécimes da fauna e flora, que ocorre na sequência.

Maria Cristina Ventura Muggiati (D), uma das responsáveis pela marca: incentivo à sustentabilidade

Foto e texto: colaboração da Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*