Por que os jovens amam tanto o TikTok?

Especialista em design de aplicativos explica o que torna o TikTok tão atraente para os jovens

O TikTok tornou-se um interesse global com mais de um bilhão de usuários ativos. No entanto, o aplicativo decidiu questões nos Estados Unidos devido a questões com a privacidade e a segurança dos dados. Apesar disso, o TikTok continua a ser muito popular nos EUA, com 170 milhões de usuários no país que gastaram em média 51 minutos por dia no aplicativo.

Segundo uma pesquisa feita pela Pew Research, os usuários jovens do TikTok nos EUA, entre 18 e 29 anos, são os mais acessíveis para buscar notícias pelo aplicativo. Rodolpho Henrique, líder de design digital focado em experiências e serviços interativos, que atua no Google e anteriormente foi diretor de design na McKinsey & Company, explica o que motiva tantos jovens a terem interesse pelo aplicativo.

“O TikTok é uma ferramenta que capacita os usuários e traz ferramentas simples de usar para poder produzir conteúdo de vídeo em poucos segundos. Quando pensamos na experiência do usuário (UX), o app é feito para que o vídeo seja o personagem principal. Por exemplo, você tem poucos botões que são exibidos na interface e todos eles são voltados para o engajamento, como dar like, deixar um comentário, etc.”, comenta ele.

De acordo com ele, as interações que o TikTok usa também são muito simples de aprender, dessa forma, elas trazem um resultado imediato e prendem a atenção do usuário no aplicativo.

“É só dar dois toques na tela e já deu um like no vídeo, é só rolar para baixo e você já consegue ver o próximo vídeo. O TikTok acaba aplicando algumas interações que já eram utilizadas em outras aplicações, claro, mas ele vem explorando algumas novas possibilidades, sempre com o foco em fazer o usuário interagir de maneira muito rápida com os conteúdos”, reforça o especialista.

O que atrai os jovens para o TikTok

Os principais concorrentes do aplicativo têm uma proposta diferente da aposta do TikTok. Henrique aponta alguns dos principais diferenciais do aplicativo.

“Um dos pontos mais interessantes para os usuários é que no TikTok o like é anônimo, somente o produtor do conteúdo pode ver quem deu like no vídeo e nos concorrentes pode ver quem deu like em qualquer foto mesmo”, comenta o líder de design.

Um levantamento realizado em 2023 pela Her Campus Media aponta que o TikTok é a ferramenta de busca preferida por mais da metade da Geração Z, com por volta de 51% dos entrevistados usando o aplicativo com essa especificamente.

“O aplicativo é extremamente imersivo e focado no que os usuários produzem. Com o crescimento do público na internet que prefere têm pelo vídeo, a rede se torna mais relevante”, comenta.

Ou seja, essa geração também tem preferência por acessar informações em formato de vídeo. Uma pesquisa feita pela VidMob em 2021, aponta que as gerações Y e Z já passam 40% do tempo livre na internet consumindo conteúdo em vídeo. O fato é que o TikTok tira o foco do usuário em si e traz para a informação a criação de um empoderamento das pessoas dentro da rede de forma coletiva ao invés de individual.

“O app também foca muito menos em quem criou o vídeo e mais no conteúdo em si. Quando se está ‘scrollando’ no TikTok, não é possível ver o avatar da pessoa na interface inteira, somente o conteúdo. Para descobrir quem é o criador, você precisa escolher entrar no perfil dela, enquanto nos outros apps sempre vemos o avatar, logo, o conteúdo é sempre associado ao criador”, finaliza Henrique

Sobre Rodolpho Henrique

Rodolpho é designer digital focado em experiências interativas para web, mobile e TV. Atuou como diretor de Design na McKinsey & Company, liderando a prática na América do Sul da maior consultoria do mundo. Esteve apresentou a criação e lançamento de diversos serviços e produtos inovadores no Brasil e no exterior nos últimos 10 anos para marcas como AT&T, Globo, Pepsi, Itaú e Google.

Atuando com startups e grandes empresas de tecnologia, trabalha com equipes multidisciplinares em todo o processo de criação: estratégia, visão, pesquisa, design visual e design de interação de produtos inovadores. Formado em Design Gráfico, possui profunda expertise em inteligência artificial, UI/UX, tipografia, sistemas de design, fotografia e tecnologia. Atualmente, trabalha no Google, onde é responsável por projetar serviços e novas experiências para 3 bilhões de usuários em todo o mundo.

Nos últimos 13 anos, seu trabalho foi reconhecido por diversos prêmios internacionais como CSS Awards, Design For Good e WDA Awards. Faz parte do seleto grupo de jurados de grandes instituições que avaliam e premiam trabalhos de design internacionalmente como W3 Awards, The Davey Awards, Academy of Interactive & Visual Arts e Indigo Awards. É membro das associações profissionais de design American Institute of Graphic Arts e Association of Registered Graphic Designers

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*