Projeto celebra a essência das festas juninas e cultura popular nas escolas do Distrito Federal

  • Fragmentos Juninos abre a temporada de São João 2024 no DF e visitará 35 escolas públicas com apresentação de dança

À medida que as festas juninas se aproximam, surge uma oportunidade única de resgatar e celebrar as tradições que fazem parte do rico folclore brasileiro. É nesse contexto que nasce o “Fragmentos Juninos”, um projeto dedicado a aproximar ainda mais as crianças e jovens das autênticas raízes das festas juninas, enquanto fomenta e fortalece as quadrilhas juninas do Distrito Federal e região. Marcado para iniciar a turnê de apresentações na próxima segunda-feira, 18 de março, o pleito contempla o público com a difusão cultural e gera emprego e renda para agentes juninos do DF e Entorno.

Realizado pelo Instituto Social de Arte e Cultura do Setor O (ISACSO) com fomento do Ministério da Cultura (MINC), o “Fragmentos Juninos”, em 35 apresentações, se propõe a oferecer uma experiência enriquecedora e educativa, onde os alunos terão a oportunidade de mergulhar na história e nas tradições das quadrilhas juninas. Por meio de oficinas, apresentações, interações com os estudantes e vivências, o projeto busca transmitir o verdadeiro espírito das festividades populares brasileiras, valorizando e explicando o significado de cada elemento que compõe essa rica manifestação cultural.

Com uma programação cuidadosamente elaborada, para exemplificar todos os símbolos dos  “Fragmentos Juninos” a jornada dentro das escolas da rede pública do DF proporcionará aos participantes uma imersão nas danças, músicas e costumes típicos das festas juninas. Serão momentos de aprendizado, diversão e confraternização, onde os estudantes poderão vivenciar de perto toda a magia e alegria dessa tradicional celebração brasileira.

Além de resgatar as tradições juninas, o projeto também visa fortalecer as quadrilhas juninas do Distrito Federal e entorno, incentivando a participação e o engajamento dos jovens nessa manifestação cultural tão emblemática. Ao oferecer oportunidades de aprendizado e integração, o “Fragmentos Juninos” contribui para a preservação e valorização dessa importante expressão do nosso folclore. Ao todo, 35 grupos com cerca de 25 casais cada vão percorrer os quatro lados do Distrito Federal.

À frente da ação, o presidente do ISACSO e agente cultural junino Márcio Nunes revela que os “Fragmentos Juninos” representam, mais do que uma simples celebração simples de festas juninas. “É um compromisso com a cultura, a tradição e a identidade do povo brasileiro, que se renova a cada dança, a cada música e a cada sorriso compartilhado. Certamente, será uma homenagem às nossas raízes e uma expressão de amor pela riqueza e diversidade da nossa cultura popular, além de capacitar por meio da arte e da dança vários jovens brasilienses”, completa.

Como uma junção de elementos tipicamente brasileiros, o projeto “Fragmentos Juninos” chega para revelar que as tradições mais simples da população brasileira fazem parte da nossa história e do nosso patrimônio cultural.

Serviço: Fragmentos Juninos – O resgate das quadrilhas juninas nas escolas
Estreia –  18 a 21 de março:

Confira a programação da primeira semana:

18/03    16h30   Eita Bagaceira – Escola Classe 40 de Ceilândia     

19/03    15h30   Mala Veia   – Centro de Ensino Fundamental 14 de Ceilândia

20/03    15h30   Ribuliço –   Centro Educacional 15 de Ceilândia            

21/03    17:20    Amor Junino  – Centro de Ensino Fundamental 04 de Ceilândia           

22/03    15h      Xamegar        – CAIC Santa Paulina – Paranoá Redes: https://www.instagram.com/instituto_isacso/
Texto e fotos: colaboração de Gibi Comunica

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*