Gestor de cultura junina do DF, Márcio Nunes assume a Vice-Presidência da CONFEBRAQ Brasil

Atual presidente da LINQDFE compõe a chapa eleita para da confederação junina nacional

A Confederação Brasileira de Entidades Juninas (CONFEBRAQ), representante de mais de 22 entidades juninas em todo o país, celebra a posse de seu novo vice-presidente. Márcio Nunes, quadrilheiro, gestor e atual presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQDFE). Eleito para o cargo, Nunes traz vasta experiência e um grande compromisso com a cultura popular brasileira.

Gestor de cultura junina no DF, Márcio Nunes assume a Vice-Presidência da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas – CONFEBRAQ.
Atual presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno – LINQDFE, compõe a chapa eleita da confederação junina nacional.

Ao homologar a chapa eleita, a CONFEBRAQ Brasil dá um passo significativo ao incluir um representante da Capital Federal em sua diretoria. Márcio Nunes, reconhecido por seu olhar visionário no setor produtivo de produção e capacitação de espetáculos juninos, é conhecido por liderar uma das entidades de mais destaque no cenário local das quadrilhas juninas profissionais.

Sob sua gestão, a LINQDFE alcançou destaque não apenas em âmbito nacional, mas também internacional, elevando o nome da cultura junina brasileira a novos patamares.

Sua posse como vice-presidente da CONFEBRAQ promete fortalecer ainda mais a missão dos fazedores de cultura popular do Brasil, trazendo consigo não apenas expertise, mas também a paixão pelo fomento e preservação dessa rica tradição.

“Compondo a nova gestão da CONFEBRAQ, me preparo para enfrentar os desafios e oportunidades que se apresentam, renovando meu compromisso de promover e valorizar a cultura junina em todo o território nacional”, celebra Márcio.

Márcio Nunes, artista, quadrilheiro e gestor
Márcio Nunes é uma figura emblemática no cenário da cultura junina brasileira, cuja trajetória é marcada por uma dedicação incansável ao movimento desde o início do século. Artista e produtor cultural de Ceilândia- DF, sua jornada em lugares de gestão teve início oficial em 2001, quando ingressou no movimento junino, coincidindo com o ano de fundação Liga de Quadrilhas do Distrito Federal e Entorno -LINQDFE. Antes disso, o jovem, que sempre foi agente cultural contribuía como brincante da Quadrilha de Chamegos do ‘O’.

Após concluir sua graduação em Direito, Márcio aprofundou seus conhecimentos, destacando-se também em cursos voltados para Licitações e Contratos Administrativos, Cerimonial e Protocolo de Eventos, e no domínio do Sistema Eletrônico de Informação. Sua carreira profissional iniciou-se na Administração Regional de Ceilândia, onde exerceu o cargo de Chefe do Núcleo de Eventos, contratação de estrutura e artistas. Posteriormente, desempenhou funções de Assessoria Técnica nas Administrações Regionais de Taguatinga e Samambaia, contribuindo com sua expertise jurídica na análise de processos. Márcio transitou por gerências de cultura do DF, sempre trazendo as demandas dos agentes culturais das Regiões Administrativas.

Assumindo papéis de liderança, Márcio trabalhou como coordenador da Quadrilha de Chamegos do O, onde desenvolveu o trabalho de pesquisa, montagem de coreografia, figurino e cenografia, pesquisa e montagem de trilha sonora de 2001 a 2016.

Sua capacidade e compromisso com a cultura junina o levaram a conquistar, em 2011, o cargo de diretor de eventos da Liga, onde deixou sua marca e papel estratégico de liderança por mais três anos.
Em 2014, Márcio Nunes assumiu a presidência da LINQDFE, consolidando um papel de profissionalização e influência no movimento junino do Distrito Federal e Entorno.

Demonstrando uma visão ampla e um compromisso com a expansão da cultura junina para além das fronteiras do Distrito Federal, ele dedicou três anos de sua vida para fortalecer a federação do Mato Grosso, onde atuou como coordenador e avaliador.
Sua expertise em concursos juninos não se limitou apenas ao Distrito Federal e ao Mato Grosso. Márcio teve a honra de participar como jurado em eventos de destaque, como o concurso da “Festrilha”, organizado pela federação Mato Grosso, Centro Oeste de Quadrilha, e o concurso de Barreiras, no Oeste Baiano. Além de suas contribuições como líder e jurado, Márcio Nunes também se destaca como um educador e palestrante, compartilhando seu conhecimento e experiência em eventos de cultura popular como a palestra realizada na Liga do Acre, Bahia, Rondônia e Piauí.

Sua ascensão ao nível artístico sempre foi natural, coordenando concursos de prestígio, como os Arraiá Brasil, que fomenta no território do Distrito Federal quadrilhas campeãs de todo o Brasil e os eventos nacionais de quadrilhas juninas e suas vertentes.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*