Responsabilidade ambiental é o lema da Eucatex

Com 70 anos de história, a Eucatex se consolidou como uma das maiores produtoras de pisos laminados, portas, divisórias, painéis de MDF e MDP do país, e de chapas de fibra do mundo. Mas uma história tão longeva só poderia ser construída sob as bases sólidas do desenvolvimento sustentável, com diversos marcos em pioneirismo, que acompanham toda a trajetória da marca.

Um de seus principais pilares na responsabilidade e respeito com o meio ambiente, é a escolha de utilização de madeira de Eucalipto 100% proveniente de florestas plantadas. A espécie possui uma ótima adaptação ao clima brasileiro, além de compor o mix de produtos, conferindo qualidades como durabilidade e resistência.

Origem e Certificações

Para atender à demanda de um grupo que comercializa produtos para construção civil, indústria e revenda moveleira, e exporta para cerca de 40 países, a Eucatex conta com 36 mil hectares de florestas plantadas, distribuídas em 114 fazendas, sendo 21 próprias, 42 arrendadas e 48 parceiras, localizadas nas regiões de Salto e Botucatu, no interior de São Paulo. Dentre elas, 5,9 mil hectares correspondem às áreas de preservação permanente.

Todas essas áreas seguem rigorosos protocolos que atendem aos requisitos das principais certificações do mundo no âmbito do manejo florestal e gestão ambiental, entre elas, FSC®, Cerflor e ISO 14001, a fim de garantir o desenvolvimento forma responsável, preservando os recursos naturais, fomentando a economia local e dando suporte às comunidades do entorno de suas atividades.

Cidadania e Responsabilidade Social

A educação é a base da nossa sociedade. E, por acreditar no valor de levar conhecimento às crianças, para que elas possam ser agentes de boas iniciativas no futuro, a Eucatex criou, em 1999, o Programa de Educação Ambiental (PEA), que promove atividades com estudantes da rede municipal de Salto e Bofete (SP), para conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente.

O programa, realizado em parceria com as prefeituras, recebe as crianças para participarem de dinâmicas que ensinam como preservar o meio ambiente, a partir de atitudes no dia a dia, além de terem a possibilidade de visitar trechos de florestas ou vegetação, com o objetivo de conhecerem toda a biodiversidade de sua região.

Na sede de Bofete, onde fica a Casa da Natureza, os visitantes têm a oportunidade de visitar o viveiro de mudas de Eucalipto. Já em Salto, são recebidos no Parque de Lavras, onde também aprendem sobre o valor histórico do Rio Tietê e a importância de sua recuperação. 

O Programa de Apicultura tem como objetivo disponibilizar pasto apícula para produção de mel, por famílias e agricultores locais. Além de gerar renda, é uma iniciativa que visa a preservação da biodiversidade já que as abelhas são responsáveis pela polinização de 80% das plantas existentes e sua conservação é de suma importância.

Além dos 11 mil hectares cedidos para produção apícola, o Programa também promove um curso que é realizado periodicamente, em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), a fim de garantir a saúde e a segurança dos apicultores e de todos os envolvidos nas atividades.
Nos últimos oito anos, mais de 275 toneladas de mel foram produzidas por meio do programa. 
Fazenda Santa Terezinha. Município de Bofete. Viveiro de Mudas. Bofete. SP. 20/04/2017

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*