Ferramenta para quebra do coco babaçu é tecnologia social em reta final de validação pelas quebradeiras de coco

O Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa,  apresenta a ferramenta de quebra do coco babaçu, uma tecnologia que está em fase final de validação pelas quebradeiras de coco e recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021. O pesquisador José Mário Frazão, da Embrapa Cocais, explica que a ferramenta reduz a penosidade da atividade extrativista do coco babaçu, realizada geralmente por mulheres, porque é um equipamento de uso individual, mecanizado, acionado manualmente, ergonômico e acessível economicamente.

A ferramenta atende demanda das quebradeiras de coco e é uma tecnologia social, desenvolvida em interação com a comunidade, e deve contribuir para a melhoria das condições de trabalho e renda de milhares de mulheres que vivem do extrativismo do babaçu. “O acesso a essa ferramenta é um compromisso da Embrapa com as quebradeiras de coco”, completou.

Os recursos para o desenvolvimento da ferramenta vieram da Fundação de Amparo e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) e do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Projeto Bem Diverso, fruto da parceria entre Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Para ouvir o programa, acesse aqui

Texto e foto: colaboração do Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO da Embrapa Cocais. Edição nº 179, de 08/06/2022. Redação: Flávia Bessa. 
Colaboração: José Rey.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*