ELEIÇÕES 2022 – Saiba quem são os pré-candidatos do Guará e que cartas de intenções apresentam

Cidade tem lideranças com e sem mandato que buscam vagas na CLDF e na Câmara dos Deputados

POR AMARILDO CASTRO

Faltando agora pouco mais de quatro meses para as eleições 2022, o quadro político no Guará começa a ser ‘desenhado’. Se de um lado há na cidade o deputado Delmasso (Republicanos), já com dois mandatos na Câmara Legislativa, e se apresentando como o ‘padrinho da cidade’, por outro lado, como sempre ocorre, não há um consenso em prol de uma candidatura única no Guará, como de fato nunca ocorreu em nenhuma cidade do DF, sendo todas elas, com a ‘fatia do bolo’ bastante dividida. E este ano não é diferente.

Este ano, a cidade tem pré-candidatos ligados a vários grupos, como o do governador Ibaneis Rocha (MDB); do senador Izalci (PSDB), assim como a colega Leila do Vôlei, e o também senador Reguffe (União), grupos que podem lançar candidaturas majoritárias. E assim, começa a ser desenhado o quadro político no Guará.

Então, agora vamos ver quem está com o nome à disposição, tanto para distrital quanto para federal. Vamos lá aos nomes:

Foto: Rogério Lopes

Rodrigo Delmasso (pré-candidato à reeleição na CLDF)

Nasceu em Maringá-PR, e mora no Guará há quase 20 anos. Quando se fala em política do momento na cidade, é o nome mais comum pelo fato de ser o único morador do Guará com mandato na Câmara Legislativa, e que realmente vive no bairro há quase 20 anos, Rodrigo Delmasso pela própria situação já é um forte pré-candidato. Isso porque além do atual mandato, tem ainda o apoio da Igreja Sara Nossa Terra, que por si só já garante um grande volume de votos.

Morador da Colônia Agrícola IAPI, e costuma destinar quase todas suas emendas parlamentares para o Guará.

Tem como bandeira, a família aos moldes tradicionais. Além disso, como vem divulgando há bastante tempo, é defensor do fortalecimento da economia no DF, especialmente a economia alternativa, aquela que foge aos moldes tradicionais, gerando mais emprego e renda. Também é defensor da Saúde no Guará, e já luta há algum tempo pela construção de um novo hospital, além da reforma do atual e reformulação da rede no Guará. Essas são algumas das principais ‘cartas de intenções’ que apresenta como pré-candidato à reeleição.

Foto de Amarildo Castro

Vânia Gurgel (busca vaga na CLDF)

Pela segunda vez está com o nome à disposição de sua legenda, o AGIR 36 para concorrer a uma vaga na CLDF. Moradora do Guará há 15 anos, é natural de Nascida no Rio Grande do Norte, Vânia deixou a capital do Estado, Natal, em 1995, rumo à Brasília, com dois filhos pequenos. O esposo veio à frente. Á época, morou em Valparaíso de Goiás, Gama e Asa Norte. Atualmente mora no Guará há 15 anos.

Tem passagens como administradora pelo Executivo do Guará e SCIA, onde relata ter feito um trabalho exemplar, principalmente no SCIA, onde ficou por mais tempo, levando para a cidade obras importantes, como a Agência do Trabalhador, a construção do novo anel viário, entre outras melhorias Diz ainda que ao assumir a ADM, o nível de satisfação da comunidade era de 2% em uma escala de 1 a 10, e na sua gestão, chegou  a 6%. Além disso, diz ter deixado o Executivo em abril deste ano com várias obras encaminhadas, como a reestruturação do Centro de Convivência do Idoso, escolas, entre outros trabalhos.

Passou também pelo Polo Central de Limpeza e Manutenção do GDF, com desempenho que agradou ao governo e comunidades, além de ter trabalhado na iniciativa privada, onde coordenava uma grande equipe, e com sucesso.

Foto: arquivo pessoal

Professora Janaína Almeida

Uma das principais lideranças do Guará na área de educação, a professora Janaína Almeida anunciou no dia 4 de fevereiro deste ano a sua pré-candidatura a distrital em uma live. É filiada ao PSB, o mesmo partido do deputado Israel Batista, com quem trabalhou na Câmara dos Deputados.

Depois de exercer com muita competência por oito anos o cargo de diretora da Escola Classe 5, atualmente, Janaína atuou como assessora parlamentar do deputado federal Israel, em que o acompanha em todos os assuntos referentes a educação. Quer seja, na Frente Parlamentar Mista de Educação, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, ou na Comissão Executiva do Ministério da Educação.

Janaína ainda enfatiza que em toda a sua trajetória como educadora visualizou as desigualdades acumuladas na experiência social, nos processos de escolarização que tem sido denunciadas há muitos anos, por estudiosos e profissionais da educação, e mais recentemente, também por órgãos como a UNESCO. 


A educadora ainda diz que com a chegada da pandemia, a Educação Pública do Distrito Federal está muito carente de diversas melhorias, as quais, somente como educadora, ou ocupando cargos dentro de ‘pastas’ não consegue avançar muito além do que já conseguiu. E como deputada, acredita que poderá contribuir ainda muito mais para essa área a qual dedicou toda sua vida, a Educação Pública.

Suas principais bandeiras são a Educação, o empoderamento feminino e a igualdade racial.

Trajetória
Em sua carreira, Janaína tem 25 anos de trabalho como professora da educação básica, além de um vasto currículo em outras áreas, tendo atuado como secretária-executiva de Educação, chefe da assessoria especial e assessora especial no gabinete da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF). Foi diretora, eleita por três vezes na Escola Classe 05 do Guará, onde foi premiada com o certificado de Boas práticas de gestão e outros títulos.

Foto: arquivo pessoal

Nívia Cruz (busca vaga na CLDF)

Jornalista e missionária, é filiada ao PRTB/Frente Bolsonarista, concorrerá pela primeira vez para distrital.

Moradora no Guará há 20 anos, nasceu no Estado do Tocantins. É formada em Administração de Empresas, Filosofia e de Comunicação Social/Jornalismo. É aposentada do Banco da Amazônia, com cargo de confiança, onde trabalhou 11 anos como jornalista atuando em TV, rádio e impresso.

Mantém um projeto de esporte, com responsabilidade social e evangelização, o “Trilha de Orações”; fiz o curso do CFAP/aperfeiçoamento pastoral e foi consagrada Missionária de Mídias pela SNT (Bpo Rodovalho). É coordenadora da ABME/DF (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas/DF), com a matriz no RJ/Pr Orli e atua como voluntária nos cultos da FPE (Frente Parlamentar Evangélica), e também nos cultos das sextas-feiras no auditório do Palácio do Planalto, assim como é idealizadora do Ministério Vasos de Alabastro há mais de 7 anos.

É ainda facilitadora de consultas e exames neurológicos, através do filho médico, Dr Lucas Cruz e ocupa a cadeira 36 representando o primeiro jornalista do Brasil, o Assis Chateaubriand, na AIC (Academia Internacional de Cultura).

Durante a campanha, vai apresentar projetos na área de Saúde, Emprego, Educação e Segurança.

Foto de arquivo pessoal

Tânia Coelho (pré-candidata a deputada federal)

Administradora de empresas com habilitação em comércio exterior por formação em MBA Gestão de Projetos, a moradora da Colônia Agrícola Águas Claras, Tânia Coelho coloca seu nome à disposição de seu partido, o PDT para a disputa na Câmara dos Deputados.

Em depoimento às reportagem, diz que suas pautas são a geração de emprego e renda, mas que trabalhará de um modo geral por toda a comunidade.

Tânia mora Guará desde 2005. Tem formação superior e MBA em Gestão de Projetos. Foi prefeita comunitária eleita por dois mandatos (oito anos) na Colônia Agrícola Águas Claras – Guará Park, onde concluiu sua gestão em 27/05/2021

Foi ainda presidente do Lions Clube Taguatinga Helen Keller; 2021;

Conselheira de Saúde do Guará; 

Designada membro do Conselho de Desenvolvimento do Guará;

Em seu currículo, conta como uma das idealizadoras da FeirArtesanato Guará Park;

Também ajudou a idealizar o projeto Fome não é Fake; é membro do movimento de mulheres do PDT-DF (AMT). 

No Guará, é ainda vice-presidente do Diretório do PDT.

Diz ter determinação para seguir realizando conquistas na política e construindo realizações para a população do Distrito Federal e sua maior luta é a ‘causa das mulheres’.

Alírio Neto (tentará vaga na Câmara dos Deputados)

Ex-administrador do Guará, e um dos políticos mais conhecidos na cidade e que durante seus mandatos de deputado distrital marcou grande influência na cidade, passando ainda pela Secretaria de Justiça do DF entre 2012 e 2014, vem ensaiando um retorno ao cenário político da cidade. Saiu de cena por um período devido a problemas de saúde, quando sofreu AVCs.

Praticamente recuperado, embora ainda não atenda maioria dos telefonemas, a menos que sejam de amigos muito próximos ou familiares, está fechado com o governador Ibaneis Rocha, tendo se filiado ao MDB, mesma legenda do mandatário do Executivo local.

A tendência é que vá disputar o cargo de deputado federal, o qual já o fez em 2014, mas acabou não se elegendo por uma diferença mínima de votos. Também foi vice na chapa de Eliana Pedrosa em 2018 para o GDF.

Foto de Amarildo Castro

Manoel Francisco (Kim), tentará cadeira na CLDF

Embora nunca tenha se candidatado, o prefeito da QE 38, no Guará II, Manoel Francisco da Silva, o Kim, de 54 anos, é bastante popular na cidade frente às causas que defende, entre elas a instalação de um restaurante comunitário.

Morador do Guará há 33 anos, casado e filiado ao PDT, e ‘caminha’ com o grupo da senadora Leila do Vôlei, onde uma chapa majoritário pode ser formada até o meio do ano. Assim, acredita ter chances de vitória nas urnas no próximo mês de outubro.

Seu trabalho na cidade vai além dos oito anos como prefeito comunitário. Kim sempre esteve envolvido em projetos sociais, além de ser uma espécie de ‘interlocutor’ da Saúde local, onde está também sempre lutando por melhorias. “Essa área de saúde é uma vocação minha, então irei sempre atuar para que a população possa ser bem atendida, seja como liderança local ou deputado”, resume.

Roberto Policarpo (pré-candidato a deputado federal)

Um dos políticos mais conhecidos no Guará, o ex-deputado federal Roberto Policarpo, de  54 anos, viveu nos últimos anos duas situações distintas. Após votação expressiva em 2010, ficou na suplência de seu partido, o PT, mas logo em seguida, assumiu a vaga e cumpriu praticamente quatro anos de mandato na Câmara dos Deputados ao assumir vaga de Paulo Tadeu. Fez um mandato voltado em especial para defesa dos servidores públicos, mas desde então, não se elegeu mais, porém, sempre teve boa votação no Distrito Federal.

Morador da QE 28 do Guará há mais de 20 anos, casado, pai de um casal de filhos, novamente colocou seu nome à disposição de sua legenda, o PT para mais um disputa a federal. Tem como bandeira a defesa do servidor público, a geração de empregos e a mobilidade.

Foto: arquivo pessoal

Afonso Magalhães (pré-candidato a distrital)

Afonso Magalhaes é economista e presidente o Diretório do PT-Guará. Reside na cidade desde 2010, bairro que também abrigou sua família logo que vieu de Niterói para o DF nos anos 70.

Magalhães concorre à Câmara Legislativa como co-candidato pelo Mandato Coletivo – ColetivAção (PT), uma novidade política que vem ganhando corpo em todo país. 

A carta-programa do ColetivAção e de Afonso Magalhaes é voltada para a construção de políticas de moradia popular, defesa e fortalecimento do SUS, Educação pública, gratuita e de qualidade, economia solidária como ferramenta de geração de trabalho e renda, coleta e reciclagem do resíduos pelas cooperativas de catadores e catadoras como agentes de educação ambiental, etc. Os compromissos do ColetivAção, do Partido dos Trabalhadores, dialogam com a agenda dos movimentos populares, especialmente da Central de Movimentos Populares (CMP), na luta pelo Direito à Cidade, o que inclui a gestão democratica das administrações regionais e gestão dos equipamentos públicos diretamente pelo estado, sem privatizacoes abertas ou disfarçadas, como o atual governo fez com a CEB e pretende fazer com o metrô, a Caesb e o CAVE.

Foto: arquivo pessoal

Edberto Silva

José Edberto da Silva (Edberto Silva), 56 anos, casado, é sargento da
reserva da Policia Militar do Distrito Federal, tem curso superior Gestão em Segurança
Pública, morador do Guará há 38 anos. Afirma ter identificação com o
cotidiano e os problemas da nossa capital. Foi membro de diretório regional
de partido politico, presidente de zonal de partido político e larga experiência
na formatação de partidos políticos. Contribuiu na elaboração de projetos,
visando buscar benefícios para o fortalecimento de sua Categoria (Polícia
Militar do Distrito Federal), além de atuar, intensivamente, na liderança
político comunitária de atividades ligadas ao Guará.

Nesta pré-campanha, faz parte do grupo da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que pode lançar candidatura Majoritária.

Dentre suas inúmeras ações de interesses da comunidade do
Guará, Edberto Silva cita que participou de importantes decisões para
a cidade, podendo ser destacadas algumas delas:
● Atuou nos debates sobre orçamento participativo do Guará desde o
ano de 1995;
● No ano de 2006 participou do debate para elaboração/atualização do
Plano Diretor Local do Guará;
● Ainda em 2006, foi eleito Prefeito Comunitário das QEs 19 e 21 do
Guará II;
● É um dos fundadores da JUNPAG – Junta de Prefeituras e Associações
do Guará.

● Participou nos debates sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança –
EIV da Avenida Central e da Avenida do Contorno do Guará II, no
ano de 2011;

Edberto é ex-administrador do Guará, o que na época agregava até certo ponto as ADMs do SIA, Núcleo Bandeirante, Águas Claras, Riacho Fundo I e I, Vicente Pires e Estrutural e também já exereceu vários cargos de destaque em outras administrações.

Outros pré-candidatos

O Guará tem ainda outros nomes no páreo para a Câmara Legislativa. Entre eles, o consultor de negócios José Augusto, além de nomes que ainda deve ser somados aos pretendentes ao cargo de distrital. No caso de José Augusto, a reportagem entrou em contato, mas o pré-candidato ainda não enviou os dados.

Quem quiser ter o nome acrescentado a esta lista, pode enviar um email para: jornalcidadeshoje@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*