- Grupo se fortalece para enfrentar aumentos abusivos e problemas na gestão do transporte no Entorno do DF
Nesta segunda-feira (13/11), secretários e representantes de Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Valparaíso, Águas Lindas e Cidade Ocidental participaram de reunião com a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), Caroline Fleury, e o superintendente da subsecretaria de Políticas para Cidades e Transportes da Secretaria Geral de Governo, Fernando de Melo. Na pauta, questões urgentes relativas à situação do transporte na Região Metropolitana do Entorno (RME).
Um dos temas centrais da reunião foi a necessidade de revisão na gestão do transporte no Entorno, que atualmente está sob a alçada exclusiva da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para os presentes uma saída viável seria a criação de um consorcio entre os governos de Goiás, Distrito Federal e União, já que são os municípios que primeiramente recebem as demandas e preocupações dos usuários. “Nós regredimos no nosso transporte nesses últimos anos. Fiquei super feliz de ver isso aqui hoje. Precisamos lutar por uma gestão compartilhada. Nós somos quem recebemos o telefonema do usuário e que entendemos a realidade na ponta” disse Antônio César, superintendente da Agência Municipal de Trânsito de Valparaíso.
O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cocalzinho, Iremar Ferreira, por sua vez, ressaltou as dificuldades enfrentadas por seu município no setor de transporte e também apoiou a ideia de uma gestão do transporte mais próxima das comunidades: “Quem sofre com as decisões para o transporte coletivo? O Zé é a dona Maria, que vai pegar ônibus de madrugada”.
Outro assunto que preocupa os gestores foi levantado pelo secretário de cultura e Juventude de Luziânia, Gabriel Fidelis. Na visão dele, existe essa necessidade dos prefeitos se mobilizarem porque a situação está insustentável. “Se houver mais um aumento abusivo, será o caos. Precisamos intensificar nossas ações para que isso não ocorra”.
A secretária Caroline Fleury relatou as últimas ações da Pasta em relação ao tema. De acordo com ela, as secretarias de Estado do Entorno DF (Sedfgo) e Secretaria-Geral de Governo (SGG) têm estrategicamente realizado um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento da região. O Governo de Goiás também incluiu o BRT Luziânia no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e propôs a formação de um Consórcio Interfederativo do Entorno.
De acordo com Fernando de Melo, uma equipe do governo está fazendo todo o levantamento em Formosa. A ideia é mapear todos os municípios do entorno para entender a real situação de funcionamento. Na outra ponta, a Sedfgo e a SGG continuam no trabalho com a Infra-SA , para efetivar um acordo de cooperação técnica entre a empresa, a Secretaria do Entorno e a Secretaria de Mobilidade do DF para o levantamento do custo da tarifa.
Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do Distrito Federal
Deixe uma resposta