Sesc-DF lança projeto para promover atendimento integral à crianças e famílias em vulnerabilidade social

Uma atuação em rede com o objetivo de contribuir não só para o desenvolvimento das crianças, mas também dos seus núcleos familiares. Essa é a proposta do Programa Voar – Família e cidadania, que será lançado pelo Sesc-DF nesta quarta-feira (11), às 16h, no Teatro Sesc Paulo Autran – Gama.

O projeto piloto será realizado inicialmente na unidade do Sesc Gama, com atendimento às crianças e aos pais. As famílias já foram selecionadas após encaminhamento de escolas públicas, conselho tutelar e do Centro de Referência e Assistência Social. Em janeiro de 2022 será aberto um novo edital para chamamento de 100 famílias que serão atendidas no Sesc Taguatinga Sul e Sesc Ceilândia.  “O Sesc já atende jovens carentes oferecendo aulas de esporte, porém percebemos que essas crianças têm a atividade apenas como válvula de escape, pois existem outros problemas de dinâmica familiar que a gente não conseguia resolver. Agora com o Voar, vamos olhar a família de uma forma global. Para isso, fechamos parceria com a Defensoria Pública, com o Ministério Público e com a Secretaria de governo, que têm acesso ao banco de organizações da sociedade civil, de modo que possamos criar uma rede comunitária para que essas famílias se integrem nas comunidades”, explica o diretor regional do Sesc-DF, Moisés Brandão.


O trabalho a ser realizado junto às famílias na unidade do Gama será contínuo com a criação de oportunidades para que os núcleos construam novos projetos de vida e transformem suas relações internas. O projeto selecionou 50 famílias de crianças entre 9 e 10 anos, matriculadas na rede pública de ensino, com evidências de vulnerabilidade social e renda familiar de até três salários mínimos. “Quando você leva um projeto que trabalha as demandas de uma família de forma integral, você oferece a elas uma oportunidade de construir um projeto de vida, além de fortalecer vínculos entre eles e a comunidade”, afirma a coordenadora de Assistência Social do Sesc-DF.


As crianças terão atividades três vezes por semana, no contra turno escolar, de forma gratuita. Entre as atividades estão incluídas modalidades esportivas, assistência médica e odontológica, reforço nutricional, educação complementar, acompanhamento social e psicológico e, ainda, ações culturais e passeios turísticos durante todo o ano. Já os responsáveis pelas crianças, além de todo o trabalho social realizado junto à família, será viabilizado, por meio de uma parceria com o Senac, ofertas de vagas em cursos de qualificação profissional, com o objetivo de ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho.


O LANÇAMENTO DO PROJETO VOAR – FAMÍLIA E CIDADANIA

Data: 11 de agosto, às 16hLocal: Teatro Sesc Paulo Autran – Sesc Gama.
Sesc Gama – Setor Leste Industrial, QI 1 Lotes 620, 640, 660 e 680 Gama – DF | Fone:(61) 3484-9103 / 3484-9105

Texto e foto: colaboração da Assessoria de Imprensa

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*