Tembici investe R$ 10 milhões e inaugura sistema em Brasília no dia 11 de outubro

O novo projeto de bikes compartilhadas de Brasília apresenta mesma tecnologia inovadora de cidades da Europa e EUA que oferece segurança e qualidade para quem pedala

Presente nas principais capitais do país, a Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, vem apresentando crescimento  contínuo por meio de  investimentos com o objetivo de revolucionar a mobilidade urbana, tornando-a mais inteligente e eficiente. A empresa anuncia a expansão de sua atuação em mais um novo projeto, dessa vez em Brasília que, ao final das implementações contará com 70 estações e 500 bikes.

Atualmente, o Distrito Federal conta com uma das maiores malhas cicloviárias do país, com mais de 580 quilômetros de estrutura na capital. Além disso, Brasília é predominantemente plana, o que contribui para um maior aproveitamento durante o pedal, para quem busca um estilo de vida mais ativo e saudável.

“Para a chegada no DF, estamos investindo R$ 10 milhões que garantem uma excelente forma de transporte e mobilidade ativa para a população. Nossa tecnologia proporciona a experiência de pedalar os mesmos modelos de  bicicletas que circulam em Nova Iorque, Londres, Chicago, Dubai e Barcelona. São bicicletas robustas desenvolvidas, especificamente, para sistemas de compartilhamento e isso influencia diretamente na segurança e conforto do ciclista.  Vale destacar que a liberação de bikes poderá ser feita por QR Code, que além de facilitar as retiradas, ainda contribuem com as normas de higienização pessoal durante a pandemia”, comenta Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici.

O executivo ainda complementa sobre a importância do sistema para o meio ambiente. “Os impactos das bikes compartilhadas para o planeta são gigantescos. Somente em 2020, por exemplo, registramos uma economia de 4 mil toneladas de CO2 com pedaladas, que se fossem emitidas, demandariam o plantio de aproximadamente 30 mil árvores. Estamos focados em  alinhar nossa governança ainda mais com a agenda ESG que inclui projetos como o Doe 1 Viagem, que beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social da CUFA – Central Única de Favelas e outras organizações não governamentais, o Vem Vacina Vai de Bike, iFood Pedal para entregadores, além dos compromissos de colocar cada vez mais bikes nas ruas”, diz Tomás. 

Os valores e localizações

As bicicletas compartilhadas estarão disponíveis em locais previamente definidos por meio de estudos e análises realizados pelo time de urbanistas da empresa, avaliando alguns critérios, como proximidade à infraestrutura cicloviária, maior demanda e integração com o transporte coletivo. “Estamos presentes em 10 cidades com 16 mil bicicletas e, durante todos estes anos, adquirimos expertise para entender o comportamento e necessidades de nossos usuários e propor uma rede de estações que melhor atenda quem precisa usar nossas bikes”, complementa o executivo. A chegada da Tembici em Brasília será gradual.

As definições de preços e planos também foram baseadas em  pesquisas de mercado e em características de uso dos demais sistemas da empresa, fundada em 2010. Todas as informações serão divulgadas com mais detalhes no lançamento.

Entenda os diferenciais do sistema de bikes compartilhadas da Tembici

Com o objetivo de oferecer qualidade e segurança, os usuários contam com a melhor solução do mundo de bicicletas compartilhadas, desenvolvida pela empresa canadense PBSC Urban Solutions. 

As bicicletas

  • Design moderno e exclusivo para compartilhamento, mais leves, ergonômicas e robustas;
  • Cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista, sem acumular água ou sujeira;
  • Pneus com lados reflexivos e Aro 24 proporcionam uma pedalada mais dinâmica, segura e confortável. 
  • Cobre-Corrente que protege a roupa do ciclista;
  • Banco confortável e canote de selim com marcas para ajuste de altura;
  • Sistema de freio “Roller Brake” (freio de rolete) que garante freadas mais seguras;
  • Configuração de marchas para três velocidades;
  • Refletores frontais e traseiros com sistema de iluminação “Dynamo” com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por curto prazo mesmo após parar de pedalar, dando mais segurança ao ciclista que aguarda no semáforo;
  • Dispositivo de trava e tecnologia antifurto, exclusiva no Brasil.

Estações

  • Para serem instaladas, não há necessidade de perfuração do solo, o que garante uma rápida implementação;
  • Abastecimento por painéis solares que garantem a autossuficiência energética (preparadas para eventual uso de bicicletas elétricas);
  • Média de 10 vagas por estação;
  • Há um botão “manutenção” que o usuário pode ativar sempre que perceber que há necessidade de revisão na bike;
  • Layout exclusivo, sendo concebidas para operar de forma ágil, inteligente e simples;
  • Quiosques com interface de pagamento digital, de forma mais didática e de fácil utilização, com comunicação sem fio que agiliza o processamento de pagamentos e a transmissão de dados. Os docks ou vagas de cada uma das bikes possuem teclado para senha para retirada da bike, a senha é informada pelo aplicativo. 
  • As bikes podem ser desbloqueadas também por QR Code.

Sobre a Tembici

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 50 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela  lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Este ano, os fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma acelerada. 

Foto e texto: colaboarção da Assessoria de Imprensa/Tembici

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*