TIM firma compromisso com Governo de Minas Gerais de levar 4G para 100% dos municípios mineiros

Compartilhe nosso Trabalho

Estado com o maior número de municípios do Brasil — 853 no total, Minas Gerais possui cobertura 4G da TIM em 655 cidades. Até o fim deste ano, o número vai saltar para 810 municípios com a tecnologia de quarta geração, chegando a quase toda a população urbana. A ampliação do acesso ao sinal 4G em Minas integra a meta da operadora de atender, até 2022, 100% do estado de Minas e, até 2023, todos os municípios brasileiros com a rede de quarta geração. A chegada do 4G nas localidades inclui uma série de ações da TIM nas regiões beneficiadas.

Os dados foram apresentados em reunião realizada na tarde de ontem (13) com o CEO da TIM, Pietro Labriola e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. “Com a segunda maior população do país, Minas Gerais é um desafio à parte, pois é um estado enorme, com território superior a Espanha, por exemplo. Algumas regiões com áreas urbanas mais isoladas ainda não tinham acesso à internet móvel, mesmo no auge da pandemia com todas as incertezas por ela provocadas. Para atender este público, a TIM seguiu investindo fortemente em infraestrutura de rede no estado para oferecer novas tecnologias. Somente de janeiro a maio de 2021, a cobertura 4G da TIM chegou em 58 novas cidades mineiras — uma média superior a um município coberto a cada três dias. Minas Gerais é um estado estratégico para a operadora e, ao disponibilizarmos para os moradores das cidades do interior maior velocidade de transmissão de dados, estamos elevando a qualidade de vida dos mineiros, inclusive ajudando quem precisa da internet móvel para trabalhar”, anunciou o CEOda TIM Brasil.

O aumento da cobertura, em todos os DDDs do estado, inclui cidades como Araporã, no Triângulo Mineiro; Delfinópolis, no Sul de Minas; Inhaúma, na Região Central; e Mirabela, no Norte de Minas. A operadora está reforçando os investimentos em Minas Gerais com o objetivo de levar mais tecnologia e bem estar aos clientes. Além disso, entende que ainda há muito espaço para crescer entre os mineiros. “A ampliação da cobertura 4G em Minas Gerais é sempre um avanço importante na inclusão digital. Essa ação representa uma melhoria na acessibilidade dos mineiros possibilitando a utilização de serviços digitais, incluindo os disponibilizados pelo governo, como o aplicativo MG App e o portal MG” afirma o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Para anunciar a chegada do sinal de quarta geração nos 213 municípios mineiros, a operadora adesivou um ônibus que vai percorrer dezenas de cidades, onde colaboradores da empresa vão explicar aos moradores os benefícios da tecnologia de quarta geração. Também estão previstas ações de microinfluenciadores locais e mídia digital, além de distribuição de brindes e anúncios em carros de som, rádios, TVs e outdoors.

Confira abaixo o histórico de investimentos da operadora em Minas Gerais:

Itajubá é um dos primeiros municípios a testar a futura tecnologia 5G
Itajubá (MG) foi uma das três primeiras cidades a fazer parte do piloto inédito da TIM no Brasil para expansão da banda larga wireless de alta velocidade já com equipamento 5G. O município recebeu o equipamento, sem custos adicionais, para testar uma nova experiência de conectividade com a ativação da rede 5G DSS (ativação da tecnologia 5G sobre as frequências atuais 4G) na tecnologia FWA pela operadora.  

Open Field Program
A TIM, o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) e Telecom Infra Project (TIP) anunciaram em outubro do ano passado o Open Field Program, com a abertura de um inédito laboratório no campus do Instituto, com redes de testes abertas para 4G, 5G e Wi-fi, e que permitem aos provedores de software e membros dos grupos de trabalho no TIP testar, avaliar e otimizar as soluções em desenvolvimento, desta vez em ambiente definitivo, em condições mais semelhantes à de uma rede comercial. A TIM fornecea conectividade 4G e contribui com protocolos de teste e consultoria técnica.

5G DSS em Belo Horizonte
Em dezembro de 2020, Belo Horizonte foi uma das 12 cidades brasileiras a receber a tecnologia 5G DSS (ativação da tecnologia 5G sobre as frequências atuais 4G), uma nova experiência de conectividade, que evoluirá com a chegada do 5G no Brasil após o leilão de frequências.


Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.

A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética”. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*