Trabalho, remuneração e carteira assinada para 1,8 mil jovens no DF

Participaram do encontro os atletas e paratletas do DF Caio Bonfim, Jéssica Gomes e Wendell Belarmino, que receberam placas de homenagem pela participação na última edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, realizados nos últimos meses | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Nesta terça (14), governador participou de cerimônia do Programa Jovem Candango, que promove formação profissional a adolescentes de 14 a 18 anos

FLÁVIO BOTELHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA* I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

Na manhã desta terça (14), o governador Ibaneis Rocha participou da cerimônia de boas-vindas aos 1,8 mil novos integrantes do Jovem Candango, programa do Governo do Distrito Federal (GDF) que promove formação técnico-profissional na administração pública. A iniciativa tem o objetivo de abrir portas no mercado de trabalho, estimulando a continuidade dos estudos com suporte financeiro.

As atividades desenvolvidas são voltadas ao desenvolvimento físico, moral e psicológico dos participantes, que têm entre 14 e 18 anos. Na programação dos jovens estão o aprendizado de diversos conceitos da administração pública, bem como a promoção da convivência e o fortalecimento de vínculos, incentivando inclusive a prática de esportes.

O governador Ibaneis Rocha enfatizou o valor que essas formações têm na política pública atualmente implementada no DF. “Oportunidades são muito importantes. Antigamente, estágios eram muito poucos e conseguir uma oportunidade de emprego era muito difícil. Só quem passa por isso sabe a importância de dar o primeiro emprego a uma pessoa. Estou feliz por vocês e por poder dar essa oportunidade, orgulhando seus pais e seus parentes, e tendo uma carteira com uma assinatura. Espero que vocês saibam aproveitar essa oportunidade para que possam vencer na vida”, afirmou.

Quem foi selecionado para participar do Jovem Candango não vê a hora de começar a trabalhar. Maria Eduarda Oliveira de Jesus, 14 anos, mora em um abrigo para crianças e adolescentes e não esconde a expectativa. “Desde que eu cheguei lá queria trabalhar, e quando eu descobri que eu poderia, fiquei muito feliz. Acho que vai ser bom pra mim. É a minha primeira chance no mercado de trabalho. Estou ansiosa, acho que vai ser legal”, contou.

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, destacou as cooperações que o programa fez para este ano. “Temos agora parcerias com o Sesi e o Senai, unindo propostas para dar mais qualidade de vida para a população. Esse programa visa formar cidadãos, transformar a família, dando a oportunidade para vocês estudarem e levarem renda”, explicou.

A deputada federal Celina Leão agradeceu o GDF e o governador Ibaneis pela decisão de seguir em frente com o projeto. “São oportunidades com carteira de trabalho assinada, direitos trabalhistas garantidos. Meu coração se enche de alegria e gratidão. A vocês jovens, cheios de sonhos, vocês podem conseguir. Vocês vão conseguir. O GDF está dando uma chance”, ressaltou.

Também participaram do encontro os atletas e paratletas do DF Caio Bonfim, Jéssica Gomes e Wendell Belarmino, que receberam placas de homenagem pela participação na última edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, realizados nos últimos meses.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*