Um terço dos deputados do Centro-Oeste tiveram desempenho bom ou ótimo, revela Índice Legisla Brasil

Levantamento inédito mostra que proporção de parlamentares bem avaliados da região está acima da média nacional

Mais de um terço dos deputados do Centro-Oeste que atuaram nesta Legislatura foram avaliados como quatro ou cinco estrelas, considerado desempenho bom e ótimo, respectivamente. A percentagem, de 34,8%, está acima da média nacional, que ficou em 23% de deputados federais considerados bons e ótimos. Além disso, apenas dois estados da região tiveram deputados que ficaram entre os piores avaliados do país, com uma estrela: Mato Grosso do Sul e Goiás.

Os números são do primeiro Índice Legisla Brasil, lançado nesta segunda-feira (1°), para avaliar de forma objetiva o desempenho de parlamentares que atuaram na Câmara dos Deputados desde janeiro de 2019 até 31 de julho de 2022. Do total de 43 parlamentares da região, 37,2% tiveram um desempenho de três estrelas, considerado mediano, 23,2% tiveram um desempenho de duas estrelas, considerado fraco, e 4,65 % tiveram o desempenho de uma estrela, considerado ruim.

Além disso, o índice mostrou que o Distrito Federal foi a unidade da federação que teve, proporcionalmente, o melhor desempenho de seus parlamentares. Dos oito deputados do DF, metade ficou com cinco estrelas, dois com quatro estrelas, um com três estrelas e um com duas. No grupo de cinco estrelas do DF estão Erica Kokay (PT), Luís Miranda (Republicanos), Paula Belmonte (Cidadania) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos).

Na região, apenas o Mato Grosso do Sul não teve nenhum parlamentar considerado cinco estrelas, o grupo dos mais bemavaliados do país. Por outro lado, a única parlamentar do estado avaliada como uma estrela foi a ex-ministra da Agricultura, Teresa Cristina (PP), que assumiu o Ministério no começo da Legislatura e só deixou o cargo neste ano.Além dela, a ex-ministra Flávia Arruda (PL-DF), que deixou a Câmara para assumir a Secretaria de Governo da Presidência da República no ano passado, também não teve bom desempenho, ficando no grupo dos deputados de duas estrelas.

Confira o desempenho dos deputados por estado:
DF:A unidade da federação teve quatro deputados de três partidos avaliados como cinco estrelas, dois deputados de dois partidos com quatro estrelas, uma deputada com três estrelas, e uma deputada com uma estrela.

GO:O Estado tem um deputado com cinco estrelas, quatro deputados de quatro partidos com quatro estrelas, sete parlamentares de cinco partidos com três estrelas, quatro deputados de três siglas com duas estrelas e dois deputados de dois partidos com uma estrela.
MT:O Estado tem uma deputada com cinco estrelas, um deputado com quatro estrelas, cinco deputados de quatro partidos com três estrelas, dois deputados de dois partidos com duas estrelas e nenhum deputado com uma estrela.

MS:O Estado não tem nenhum deputado cinco estrelas, dois deputados de dois partidos com quatro estrelas, três deputados de três partidos com três estrelas, três deputados de dois partidos com duas estrelas e uma deputada com uma estrela.

MetodologiaCriado pela Legisla Brasil, plataforma especialista em gestão pública legislativa, em parceria com a economista Olívia Carneiro, o Índice traça um panorama da atuação nacional de todos os deputados federais que participaram da atual Legislatura a partir de quatro eixos: Produção Legislativa, Fiscalização, Articulação e Alinhamento Partidário. A partir destes eixos são avaliados 17 indicadores que abrangem pilares essenciais do que se espera de um eleito para a um cargo legislativo:


Eixo 1 – Produção Legislativa: Apresentação de projetos (individual); Protagonismo de autoria; Relevância das autorias; Nº de votos em separado apresentados; Nº de substitutivos apresentados; Nº de relatorias apresentadas; Nº presença em Plenário; Emendas de Plenário

Eixo 2- Fiscalização: Nº de solicitações de informações protocoladas; Proposta de fiscalização e controle protocoladas; Recebimento de emendas parlamentares (emendas empenhadas); Emendas de Medidas Provisórias; Emendas de Orçamento.

Eixo 3 – Mobilização: Projetos de autoria com status especial; Cargos ocupados na legislatura; Nº de requerimentos de Audiência Pública.Eixo 4 – Alinhamento Partidário: Desvios da posição majoritária do partido.

No Índice Legisla Brasil, são considerados todos os deputados federais e suplentes que assumiram a cadeira desde 2019, o que dá um total de 573 parlamentares em todo o Brasil (511 titulares e 62 suplentes que assumiram em algum momento).

O desenvolvimento metodológico e análise dos dados do Índice foi realizado por Ana Vaz, doutoranda em Ciência Política pela Universidade de Brasília e Andréia Pereira, gestora pública pela UFABC e coordenadora de pesquisa e inovação na Legisla Brasil. As duas atuaram em parceria com Olívia Carneiro, mestre em Economia pela Universidade de Chicago. A metodologia foi sabatinada por cientistas políticos, assessores parlamentares e por organizações da sociedade civil, totalizando 25 especialistas consultados.
O modelo foi elaborado com os dados disponibilizados pelo portal Dados Abertos da Câmara dos Deputados e também pelo Governo Federal.

Para conferir o índice Legisla Brasil, acesse: https://indice.legislabrasil.org/public/
GBR Comunicação/ Legisla Brasil, com foto reprodução de audiência/Câmara dos Deputados

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*