UnB é nona melhor universidade do país em ranking da Folha

by Amarildo Castro

Na sexta posição entre as federais, Universidade aumentou nota geral obtida há quatro anos

Da Ascom, Gabinete da Reitoria

A Universidade de Brasília é a nona melhor universidade do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgado nesta segunda-feira (13). A UnB manteve a posição da última edição da avaliação, publicada em 2019, e ainda conseguiu melhorar sua pontuação geral, de 91,21 para 92,22. Considerando somente as universidades federais, a UnB é a 6ª melhor do país. Este ano, foram classificadas 203 instituições de ensino superior do Brasil, entre públicas e privadas. O número de instituições públicas federais aumentou de 63 para 68.

“Mesmo enfrentando os desafios impostos às instituições de ensino superior, como diversos cortes orçamentários que sofremos nos últimos anos, a nossa universidade se mantém como uma referência no país. Vamos continuar fazendo pesquisa, ensino e extensão com excelência. Parabéns a toda a nossa comunidade. Esse resultado é fruto do empenho e do esforço de todas e todos”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual de todas as universidades ativas do país que usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha. São cinco critérios apreciados e ranqueados: Pesquisa, Ensino, Mercado, Internacionalização e Inovação. A UnB está entre as dez melhores universidades do Brasil em três deles: Ensino (7ª), Pesquisa (10ª) e Internacionalização (10ª). Em Mercado, a Universidade de Brasília está na 22ª posição. Em Inovação, é a 20ª.

UnB cresce nas avaliações do RUF. Arte: Secom UnB

Comparando com a edição de 2019, a UnB subiu no ranking em quatro áreas avaliadas. Foram quatro posições em Inovação; três em Internacionalização; uma em Pesquisa e uma em Mercado. Já em Ensino, a Universidade passou da 6ª para a 7ª colocação.

“Desde 2018, a UnB vem melhorando a nota geral no RUF, um dos rankings universitários mais importantes do país. Avaliações como essa nos ajudam a acompanhar os nossos avanços e encontrar oportunidades de melhoria”, ponderou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

Dos 38 cursos avaliados pelo RUF, a UnB é top 10 em 20 deles: Administração de empresas (8°), Arquitetura e Urbanismo (8°), Artes Plásticas e Visuais (10°), Ciências Contábeis (5°), Comunicação (5°), Direito (7°), Economia (7°), Engenharia Civil (7°), Fisioterapia (5°), Geografia (9°), História (10°), Letras (7°), Matemática (6°), Medicina (10°), Odontologia (10°), Pedagogia (10°), Propaganda e Marketing (5°), Psicologia (5°), Relações Internacionais (5°) e Serviço Social (8°).

METODOLOGIA – No Ranking Universitário Folha, cada uma das cinco áreas consideradas para classificação tem um peso. Pesquisa soma 42% na construção do RUF. Ensino tem uma participação de 32%. Mercado representa 18% da avaliação. Já Inovação e Internacionalização correspondem a 4%, cada.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário