Unidade do McDonald’s em Brasília inaugura espaço com iniciativas de sustentabilidade

Construído pelo Franqueado Nadim Haddad, local conta com horta comunitária e central de compostagem 

O restaurante do McDonald’s da 506 Norte em Brasília inaugurou na última na sexta-feira, 25 de março, um espaço para iniciativas de sustentabilidade, com a presença da comunidade e de alunos da Escola Classe 106 Norte. O local foi construído na área do restaurante e é fruto de uma parceria entre o Franqueado da unidade e o Instituto Arapoti, entidade sem fins lucrativos que dissemina ideias sustentáveis e valores socioambientais. O projeto inclui uma central de compostagem e uma horta comunitária.

Construído pelo Franqueado Nadim Haddad, a central de compostagem prevê a reciclagem do resíduo orgânico gerado pelo restaurante, com objetivo de ser 100% sustentável em seu descarte. Para envolver os clientes neste processo, a unidade também tem separação de resíduos, com uma comunicação visual explicando aos frequentadores como realizar o descarte correto. “Estamos inaugurando a primeira usina em uma via urbana do Brasil. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade”, comenta Nadim. O restaurante tem também uma parceria com uma cooperativa local, para reciclar os resíduos produzidos na unidade.

Projeto tem o apoio do Instituto Arapoti

O espaço também conta com uma horta comunitária, onde serão plantadas ervas para culinária que, posteriormente, serão destinadas a instituições carentes. O objetivo do espaço, além dos ganhos ambientais, é promover instrução sustentável para alunos de escolas públicas do Distrito Federal. 

O Instituto Arapoti, parceiro do Franqueado nessa iniciativa, funciona no Distrito Federal e em Minas Gerais, possuindo um time multidisciplinar de engenheiros ambientais, arquitetos, advogados, pedagogos, engenheiros civis e agrônomos, para oferecer à comunidade vários formatos de programas educacionais, no intuito de disseminar ideias sustentáveis.

Texto e fotos: colaboração de Susi Quirino

A Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, também reforça seu compromisso com meio ambiente com iniciativas que reduzem o impacto de suas unidades localizadas no país e que são parte da plataforma Receita do Futuro, criada pela companhia para guiar seu trabalho social e de responsabilidade ambiental.

Entre as iniciativas implementadas nos restaurantes estão o uso do ar-condicionado de baixo consumo de energia, uso de gases refrigerantes não poluentes, aquecedor solar de água, iluminação LED, recuperação da água de chuva e da água de condensação dos aparelhos de ar-condicionado para tarefas como lavagem das fachadas, limpeza dos banheiros, irrigação dos jardins, separação de resíduos no salão e do óleo vegetal utilizado para ser transformado em biodiesel, entre outros. Além disso, há o programa de redução de plásticos de um só uso, que já soma ações como a substituição das embalagens de plástico de saladas por outras fabricadas com papel cartonado certificado, redução do uso de tampas de plástico para bebidas e sobremesas, fim da entrega proativa de canudos, entre outras. Com todas essas iniciativas juntas, a companhia já reduziu mais de 2.800 toneladas de plástico de toda sua operação.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*