Valparaíso recebe 1.240 doses da Coronavac e vacinação começará nesta quarta-feira, 20, com segurança reforçada

Imunização vai começar por trabalhadores das  unidades de referência da covid-19 existentes na cidade, além de outros órgãos de saúde com pessoas no chamado grupo de risco e pessoas com mais de 75 anos

Está tudo pronto para a aplicação das primeiras doses da vacina Coronavac em Valparaíso de Goiás. Na manhã da quarta-feira, 20, o prefeito Pábio Mossoró (MDB) e sua equipe da Secretaria de Saúde darão início ao trabalho de imunização do chamado grupo de risco da linha de frente das unidades de saúde do município, além de pessoas com mais de 75 anos. O primeiro lote da vacina chegou à cidade nesta terça-feira, 19, enviado por autoridades do Governo de Goiás e está em local não revelado por questões de segurança. No entanto, pronto para uso. Chama atenção ainda a segurança reforçada na Secretaria de Saúde da cidade, com várias viaturas da Polícia Militar de Goiás rondando o prédio o tempo todo nas últimas horas.

O prefeito Pábio Mossoró e a secretária de Saúde, Rosângela Palácios (E), garantem que trabalho de vacinação começa nesta quarta-feira, 20

Não foi informado onde será ministrada a primeira dose, no entanto, o site oficial da prefeitura (www.valparaisodegoias.go.gov.br) informa que chegaram à cidade 1.240 doses do imunizante, e que as doses da Sinovac estarão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: Unidade Básica de Saúde (UBS), do Parque Santa Rita; Unidade Básica de Saúde (UBS), ao lado da Praça do Jardim Céu Azul; Unidade Básica de Saúde da Etapa C do bairro Valparaiso I. Sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado e domingo, das 8h às 14h.

Polícia Militar de Goiás dá suporte para a segurança do estoque de vacina na cidade

Além dos trabalhadores das unidades de saúde, que estão na chamada linha de frente no combate ao coronavírus, e terão prioridade, pessoas com mais de 75 anos também podem procurar essas unidades porque fazem parte do primeiro grupo escolhido pela prefeitura como prioritário à vacinação. Pessoas com alguma deficiência, maior de 18 anos e residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas); além de indígenas estão na lista do grupo prioritário.

A vacinação acontecerá na seguinte ordem. Lembrando que o procedimento respeita diretrizes da Regional de Luziânia da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e do Ministério da Saúde.

Confira a primeira fase:

1 – Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);

2 – Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);

3 – Indígenas;

4 – 34% da população dos trabalhadores de saúde no Estado de Goiás que estão diretamente em atendimento aos pacientes com COVID – 19 dos hospitais de Campanha, Hospitais públicos e privados que atendem pacientes com COVID – 19; 

5 – Profissionais do Serviço de atendimento móvel de emergência (SAMU) e das Unidades de pronto atendimento (UPA).

Além disso, cabe esclarecer que todos os trabalhadores da Saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto essa cobertura será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.

Por Amarildo Castro, com informações das Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*