Varejista Novo Mundo .Com é uma das patrocinadoras da Procissão do Fogaréu e outras atividades da Semana Santa em Goiás

(Foto: Divulgação/ Da esquerda para a direita: Joel Braga, Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço de Goiás; Carlos Luciano Martins Ribeiro, presidente do Conselho da Novo Mundo; César Moura, Secretário da Retomada em Goiás; e Cristiane Schmidt, Secretária de Economia de Goiás.)

Após dois anos suspensas, voltará a acontecer a celebração cristã que recorda os últimos dias de vida de Jesus e constitui uma das datas mais importantes da cidade

A cidade de Goiás volta a realizar a tradicional Semana Santa após dois anos sem atividades presenciais por causa do covid-19. Na programação, novenas, missas, via sacra e a Procissão do Fogaréu, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Nesta retomada, a rede varejista Novo Mundo .Com, por meio do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult Go), participará como uma das patrocinadoras do evento, que atrai milhares de turistas do mundo todo.

“A Novo Mundo tem um compromisso com Goiás, com a promoção cultural e o fortalecimento das raízes e história deste estado. Somos uma empresa genuinamente goiana e queremos sempre ajudar a trazer os olhares de todo o país para cá. Poder patrocinar o Fogaréu, após dois anos sem esse importante evento, é algo que nos traz muita satisfação, além de ser uma forma de agradecermos tudo o que os goianos fazem por nossa empresa”, destaca José Guimarães, CEO da Novo Mundo .Com.

Semana Santa em Goiás

Trazida pelos portugueses, a celebração cristã recorda os últimos dias de vida de Jesus Cristo, sua paixão, morte e ressurreição, e é realizada em Goiás há 277 anos. As atividades começaram neste domingo (10/04), com a Missa de Ramos, e seguem até o Domingo de Páscoa.

A programação tem o seu ápice na Procissão do Fogaréu, que começa nos primeiros minutos da quinta-feira santa (14/04), e encena a perseguição e prisão de Jesus Cristo. Ela foi introduzida no Estado pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola, inspirado em celebrações que remontam à Idade Média.

Os farricocos representam os soldados romanos e, com as luzes da cidade apagadas, eles andam descalços pelas ruas de Goiás segurando tochas. Com vestes longas e capuzes pontiagudos, esses personagens foram inspirados nos penitentes do século XV, que podiam pagar seus pecados sem precisar revelar sua identidade.

Recomendações

A prefeitura da cidade liberou os moradores e visitantes da cidade de usar máscaras de proteção facial por meio de decreto publicado na última quarta-feira (6/4). No entanto, a organização orienta que todos os participantes usem o acessório, higienizam as mãos com álcool e mantenham o distanciamento de ao menos um metro entre si.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*