Placido Cunha se destaca com mais conquistas de recursos para Valparaíso

Dessa vez, ganhou apoio de carros fumacê para ação de combate ao Aedes aegypti. Antes, já avia articulado carro novo e equipamentos para o Conselho Tutelar

Com os carros fumacê conquistados pelo vereador e presidente da Câmara de Valparaíso de Goiás, Placido Cunha (Avante), junto ao Secretário de Saúde do Governo do Distrito Federal, a força tarefa  de combate ao mosquito Aedes aegypti foi lançada em Valparaíso de Goiás,  nesta terça-feira, 12 de abril.
Em uma ação conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), de Vigilância em Saúde da SES-GO, Vigilância em Saúde do Governo do Distrito Federal, Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, Polícia Militar e Secretarias de Saúde dos municípios do Entorno do DF, o objetivo principal foi  diminuir os níveis de infestação do Aedes aegypti e a incidência de casos de dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo inseto.

A força-tarefa em Valparaíso de Goiás se concentrou em frente à UBS Santa Rita, no Parque Santa Rita de Cássia, e deve contemplar ações em cinco bairros considerados em situação crítica, realizando com a realização de visitas domiciliares, sobrevoo de drones pelo Corpo de Bombeiros e pulverização de inseticida para o bloqueio da transmissão de casos. 

Parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal é importante avanço no combate à dengue em Valparaíso, em ação articular por Placido Cunha

A Vigilância em Saúde da SES-GO destinou também para o Entorno do DF, em caráter permanente, dois carros dotados de bombas fumacê para percorrer ruas e avenidas das cidades e eliminar os mosquitos adultos. 

“O fumacê é uma das formas de mais eficientes combate ao Aedes Aegypti em sua fase adulta, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya, porém, é importante que toda a comunidade tenha uma rotina de cuidados para combater o mosquito”, lembrou Placido.

Segundo Divino Valero, superintendente de Vigilância em Saúde do Governo do Distrito Federal, atos simples como limpar o quintal de casa podem evitar a proliferação e manter a população protegida. A força tarefa contou também com a presença a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, do prefeito Pábio Mossoró e demais autoridades municipais.

Placido com agentes de saúde do município: empenho por recursos

*Situação de alerta*Apesar de a secretaria ter realizado ações preventivas desde o ano passado, houve um avanço expressivo dos níveis de infestação do Aedes aegypti e da quantidade de notificações de doenças causadas pelo Aedes, principalmente no Entorno do Distrito Federal. Flúvia Amorim destaca que tais fatos colocam o Estado em situação de alerta para a possibilidade de uma epidemia por dengue. 
A superintendente vincula o aumento expressivo da infestação do Aedes aegypti e da quantidade de casos das doenças causadas pelo vetor a dois importantes fatores: a intensidade das chuvas, que pode ter contribuído para o surgimento de novos criatórios, e a baixa adesão da população em fazer a limpeza dos próprios quintais, eliminando qualquer tipo de objeto, vasilha ou utensílio que acumula a água parada. 

*Casos em Goiás*No ano passado, nas 13 primeiras semanas epidemiológicas 22.018 casos de dengue haviam sido notificados e 14.156 confirmados. Em 2022, até o momento, Goiás já tem 87.042 casos de dengue notificados e 39.874 confirmados, o que representa um aumento de 295,32%.

Da mesma forma, há um avanço significativo no número de mortes suspeitas por dengue em 2022.  No ano passado, até 30 de março, 1 morte havia sido confirmada e 4 estavam em investigação. Neste ano, até 11 de abril, foram confirmados 11 óbitos e 79 estão em investigação. 

*Chikungunya e Zika*A chikungunya, que não apresentou expressividade epidemiológica no Estado até 2021, quando foi constatado um surto em Bom Jesus de Goiás e a circulação viral em 43 municípios, apresenta neste ano um crescente número de notificações e confirmações de casos. Os dados da SES-GO apontam que até 11 de abril foram notificados 1.945 casos com 1.163 confirmados. Isso representa um aumento de 69% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram confirmados casos em 34 municípios goianos. 

A Zika teve seu auge em 2016, com a posterior redução da circulação viral e consequente diminuição no número de casos. Neste ano foram identificadas duas gestantes com exames positivos.

*Em defesa da saúde pública de Valparaíso* Além das bandeiras da tecnologia e inovação, uma das principais vertentes de atuação do vereador Placido Cunha é a saúde! O Presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás acredita que um político consciente é aquele comprometido e preocupado com a prevenção e promoção da saúde pública de qualidade, por isso, busca diariamente melhorias e parcerias para o setor. 
Saiba mais em: http://placidocunha.com.br/placido-cunha-defende-bandeira-da-saude-publica-de-valparaiso-em-reuniao-com-secretario-do-gdf/

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*