Virando o jogo: como fazer da crise sua maior aliada

  • Os conselhos são de Fritz Paixão, Fundador e CEO da CleanNew, ex-lavador de sofás que hoje comanda uma das maiores redes de limpeza e higienização

Empreender significa adaptar-se a um mercado e, antes de começar, é importante ter conhecimento do segmento escolhido e noções básicas de como operar o negócio. Segundo dados da Serasa Experian, a primeira e a maior Datatech do Brasil, 62% dos empreendedores já possuíam algum conhecimento sobre seu negócio antes de empreender. Para Fritz Paixão, CEO e fundador da CleanNew, rede de higienização e conservação de estofados,ter know-how pode ser decisivo nesse momento e isso vai além do conhecimento teórico. “Independentemente dos segmentos, a persistência e a constância levam ao sucesso. Ser bem sucedido depende de uma série de fatores e o mais importante é não se limitar”, comenta.

Com uma história de superação e reinvenção, o empreendedor baiano transformou seu investimento de R$ 3.500 em uma rede de franquias em expansão internacional que prevê faturar R$ 45 milhões em 2025. Com mais de 600 mil seguidores nas redes sociais, o empresário traz lições importantes de empreendedorismo que o levaram ao sucesso.

Para o empresário, um dos passos para o sucesso de um negócio é identificar oportunidades, principalmente em meio às crises. Por isso, ele listou alguns conselhos para quem busca empreender. São eles:

O que para muitos pode ser um obstáculo, para outros pode ser encarado como um trampolim . Um exemplo é o mercado de limpeza, que viu no período pós-pandemia a continuidade da demanda por serviços especializados. “Isso é olhar além daquilo que se vê no momento, é enxergar a crise como um laboratório de oportunidades, pois muitos negócios promissores nascem em tempos difíceis”, afirma.

Ter ciência das oscilações de todo negócio- Outro ponto fundamental para ter um negócio próspero é a persistência e adaptação. Economia e mercado não são lineares, por isso é fundamental entender que o empreendimento também terá seus momentos de incerteza “Às vezes achamos que os problemas querem nos destruir, mas, na verdade, não. Eles querem nos mostrar o caminho que devemos seguir para conquistar aquilo que sonhamos, os altos e baixos fazem parte, como o pulsar do nosso coração. A vida foi feita para ter movimento, então devemos nos acostumar com esse movimento de queda e subida”, comenta o empresário.

Fortalecimento da presença online – o investimento no digital também é um grande diferencial e fator determinante para a expansão de um empreendimento. As plataformas digitais permitem conectar-se com um público maior sem a necessidade de grande capital. Hoje, existem diversas ferramentas gratuitas disponíveis para empresas e profissionais, que, quando bem utilizadas, possibilitam alcançar mais pessoas de maneira orgânica. “O marketing digital, quando feito com mudanças, tem a capacidade de estabelecer relações óbvias com o público, criando identificação por meio de histórias reais e conexões. Isso não só impulsiona as vendas, mas também fortalece a fidelidade, aumenta a alteração e posiciona a marca como referência em seus segmentos”, explica. Além disso, estar nas redes sociais possibilita uma comunicação transparente e rápida, que resulta em uma confiança maior com o público. “É interessante mostrar isso para que todos possam enxergar o que é possível ter um sonho e ir atrás dele”, completa Fritz.

Sobre a CleanNew

Criada em 2015, a rede é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil. Atua em formato home based, ou seja, o profissional especializado vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos e aeronaves. A CleanNew está presente em 22 estados brasileiros e também no exterior, com franqueados na Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Kuwait, Paris, Espanha, Angola, Abu Dhabi, Arábia Saudita, Andorra e Dubai, além de unidade prevista para África do Sul.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*