Você sabe quando fazer consultas e exames de rotina?

Por Ricardo Oliveira*
Quantas vezes ao ano precisamos nos consultar com um médico fazer os exames de rotina? Diferente do que muitas pessoas pensam que precisam consultar apenas uma vez ao ano, pode não ser o ideal.

Se você leva uma vida saudável, tem uma alimentação balanceada, pratica atividades físicas, sua visita ao médico possivelmente será menor. Mas ainda assim é importante ter um acompanhamento com exames de rotina, para saber se está tudo bem com você.

Agora, se você é sedentário ou tem mais de 60 anos e tem uma saúde mais delicada, a rotina de exames deve ser acompanhada mais de perto, para assim evitar problemas futuros. Por isso priorize seu bem maior, não deixe sua saúde para depois.
 
Confira quais são os exames para fazer um check up geral:
 
HEMOGRAMA
O exame analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: glóbulos vermelhos (hemácias); glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas (coagulação sanguínea).
 
GLICEMIA EM JEJUM
O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente podendo identificar casos de diabetes e pré diabetes, além de ser importante para o controle das pessoas que já possuem esses diagnósticos.
 
COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS
O exame mede os níveis de gorduras no sangue que podem ocasionar entupimento dos vasos sanguíneos, causando infarto e AVC (derrame).
 
UREIA E CREATINA
Avalia o funcionamento dos rins e identifica alterações de forma precoce, mesmo se assintomático.
 
TGO (AST) E TGP (ALT)
O exame quantifica as enzimas TGO e TGP e avalia o funcionamento do fígado. Podem estar alteradas na vigência de lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo, pancreatite e infarto, porém não são específicas para o diagnóstico destas doenças.
 
TSH E T4 LIVRE
Avalia o funcionamento da glândula tireóide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.
 
ÁCIDO ÚRICO
Os cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações e nos rins causando gota, cálculos renais e até insuficiência renal. A elevação das dosagens de ácido úrico são frequentemente associadas a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.
 
EXAMES DE URINA
Este exame serve para analisar de forma microscópica as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças. Além disso são realizadas dosagens de glicose, bilirrubinas e outras substâncias que auxiliam no diagnóstico de doenças sistêmicas.
 
ELETROCARDIOGRAMA
O exame de eletrocardiograma consiste em medir a atividade elétrica do coração e serve para diagnosticar a existência de problemas cardíacos.
 
TESTE ERGOMÉTRICO
teste ergométrico serve para avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular sob estímulo e consiste em o paciente realizar um esforço físico gradual em uma esteira rolante ou bicicleta.
 
ECOCARDIOGRAMA
O exame consiste em uma ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através de ondas sonoras e cores que avaliam o tipo de fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas.
 
*Ricardo Oliveira é sócio fundador da Lion Saúde e especializado em Direito Securitário para planos de saúde.

Foto e texto: colaboração da Comuniquese1
 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*