Sem UTIs disponíveis, Catalão anuncia proibição de todo tipo de eventos, cinema e reuniões em combate ao coronavírus (de novo)

Com 94 óbitos pela covid-19, prefeitura local anuncia que estão proibidos todo e qualquer tipo de eventos e reuniões na cidade como medida para conter o coronavírus

Por Amarildo Castro – Continua dramática a situação no país devido à pandemia coronavírus, que até o início deste ano de 2021 já ceifou mais de 200 mil vidas no Brasil, não deixando praticamente nenhum município isento do problema. Porém, após as festas de fim de ano, como muitas autoridades sanitárias já haviam alertado, em algumas cidades a situação é ainda mais dramática. É o caso de Catalão, cidade goiana localizada na parte Sul do Estado.

Por lá, embora o local esteja longe de ser uma metrópole (local onde os problemas são maiores), as ocorrências do novo coronavírus já fizeram uma ‘devassa’, matando quase 100 pessoas e infectando outras 4.165 até a data do último boletim epidemológico sobre a pandemia. Desses, 4.054, segundo o documento da prefeitura estão recuperados. Nos registros oficiais, Catalão tem 110.983 moradores.

Mas as mortes e a falta de leitos de UTIs – que estavam todos ocupados no último dia 13, e os possíveis novos contágios é o que mais incomodam o prefeito da cidade, Adib Elias Júnior (Podemos) e a Secretaria de Saúde. Assim, foi decretado na última quinta-feira,14, por meio do documento de número 182, que eventos presenciais de quaisquer natureza, inclusive reuniões, apresentação artística, show, incluindo eventos realizados em espaço comuns de condomínios verticais e horizontais destinados exclusivamente ao lazer, tais como: churrasqueiras, piscinas, salões de jogos e festas, espaços de uso infantil, salas de cinemas e/ou demais equipamentos sociais que ensejem aglomerações e que sejam propícios à disseminação da covid-19 estão todos proibidos.

Toda a situação, embora não tenha sido relatada pelas autoridades, ainda coloca em risco moradores de cidades vizinhas como Goiandira, Nova Aurora, Ouvidor e Campos Belos, cidades que viraram regiões que oferecem mão de obra para empresas de Catalão, além usar parte da rede pública de saúde da cidade.

No dia 14, a própria prefeitura anunciou que a decisão do Executivo local por meio do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus é mais um ato oficial que tem como objetivo frear a doença e os impactos para a população catalana.

Números da covid-19 em Catalão-GO

O anúncio foi feito pelo Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios. Ele explicou que a cidade atingiu a lotação máxima de UTI´s – tanto públicas como privadas – na noite da quarta-feira (13). Todos os 37 leitos existentes no município, estavam ocupados com pacientes em estado grave, infectados pelo novo coronavírus. Quanto aos leitos destinados às internações clínicas, são 60% ocupados neste momento na cidade.

O que diz o Decreto 182

Em atendimento ao 14º Ato do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus, foi assinado na tarde desta quinta-feira (14), o decreto de nº 0182/2021, alterando o decreto de nº 2.202, de 03 de julho de 2020, que dispõe sobre a situação de emergência na saúde pública do município de Catalão em virtude da COVID-19.


Atividades que ficam suspensas:
Eventos presenciais de quaisquer natureza, inclusive reuniões, apresentação artística, show, incluindo eventos realizados em espaço comuns de condomínios verticais e horizontais destinados exclusivamente ao lazer, tais como: churrasqueiras, piscinas, salões de jogos e festas, espaços de uso infantil, salas de cinemas e/ou demais equipamentos sociais que ensejem aglomerações e que sejam propícios à disseminação da COVID-19;


Atividades autorizadas:
Fica autorizado o funcionamento das atividades econômicas organizadas para a produção ou circulação de bens ou de prestação de serviço, durante o horário entre 06h e 21h, pelos próximos 10 (dez) dias;
Serviços de saúde, postos de combustível (pista de bomba de abastecimento apenas, vetado conveniências e afins) e farmácias, não estão obrigados a observar a limitação do horário descrito acima;
Aos bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais voltados ao comércio de alimentação (pratos, refeições, lanches e bebidas), é dado o funcionamento após às 21h, tão somente no sistema delivery.


O decreto passa a ter vigor na data de sua publicação.
E lembrando que a população deve usar máscaras de proteção facial ao sair de casa. As mesmas devem ser confeccionadas conforme orientações do Ministério da Saúde.

Foto principal: reprodução/site da Prefeitura de Catalão-GO

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*