Enel Distribuidora Goiás inaugura Centro-Satélite em Formosa

Compartilhe nosso Trabalho

Infraestrutura contribuirá para tornar rede elétrica ainda mais eficiente na região, melhorando qualidade do serviço para milhares de clientes.  

Goiânia, 14 de maio de 2021 – A Enel Distribuição Goiás entregou, na manhã desta sexta-feira (14), o Centro-Satélite de Formosa, o primeiro do Estado. Trata-se de uma infraestrutura em que são inseridos equipamentos elétricos e eletrônicos controlados remotamente e que tornam a rede mais seletiva e eficiente, diminuindo a quantidade de clientes afetados no caso de interrupção do fornecimento. A companhia investiu em torno de R$ 6 milhões na obra, que vai melhorar ainda mais a qualidade de energia distribuída para cerca de 11,5 mil clientes da região. A cerimônia foi realizada de forma virtual, devido à pandemia, e contou com a participação de autoridades e convidados.   

O responsável por Desenvolvimento de Redes da Enel Distribuição Goiás, Roberto Vieira, explica que o Centro-Satélite de Formosa dispõe do que há de mais moderno em termos de distribuição de energia. “São equipamentos que podem ser comandados à distância e que permitem o isolamento de defeitos e a recomposição rápida no caso de uma falha no fornecimento, diminuindo a frequência e a duração em casos de queda de energia. Temos ganhos na operação da rede, na segurança e na qualidade do fornecimento para os clientes.”  

A instalação do centro-satélite envolveu a construção de 5 quilômetros de redes subterrâneas entre a infraestrutura e a Subestação Itiquira, assim como a revitalização e automação de 4 quilômetros de redes aéreas no entorno da obra, incluindo a instalação de equipamentos de telecontrole.  

Entregas    

O Centro-Satélite de Formosa é mais uma entrega da Enel para os goianos. Somente neste ano, a companhia entregou nove grandes obras no Estado: a ampliação da Subestação Serra de Caldas, em Caldas Novas; a construção da nova Subestação Ipê e a ampliação e modernização da Subestação Cabriúva, ambas em Rio Verde; a construção da Subestação Santa Genoveva e a ampliação da Subestação Meia Ponte, em Goiânia; a ampliação e modernização das subestações Pamplona (Cristalina), Independência (Aparecida de Goiânia) e Catalão; e a nova Subestação Mata Feia (Caldazinha).  

Desde que assumiu o controle da distribuição de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel tem investido fortemente em obras estruturais de construção, ampliação e modernização de subestações em todo o Estado. Nos quatro primeiros anos, foram entregues 12 novas subestações e ampliadas e modernizadas outras 93 unidades. 
 

Sobre a Enel Distribuição Goiás  

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Foto e texto: Colaboração/Assessoria da Enel Distribuidora Goiás

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*