À frente da ADM do SCIA, Vânia Gurgel se destaca ao levar para cidade novos equipamentos públicos

Nos quadros do governo praticamente desde o início da gestão Ibaneis Rocha, moradora do Guará vem se destacando nos cargos por onde passou no governo

POR AMARILDO CASTRO

Ela é do tipo que gosta de estar nas ruas, pegando sol, caminhando pela terra, lama e poeira. Assim é a administradora regional do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento, Vânia Gurgel.  Na prática, a ADM do SCIA inclui ainda a Vila Estrutural, que até há pouco tempo era uma grande invasão, e hoje tem uma administração e várias ações de melhorias promovidas pelo Executivo local e pelo governo.

Para falar um pouco da cidade, e do trabalho do Executivo local, a reportagem visitou o bairro, onde nos últimos meses, novos serviços públicos foram instalados, especialmente com o esforço da equipe de Vânia, assim como uma força-tarefa do GDF.

Em seu gabinete, Vânia mantém uma espécie de agenda de serviços e prioridades, em quadro fixado na parede: cobrança de si mesma e equipe por desempenho

A administradora explicou que assim que assumiu o cargo, o seu maior desafio era agregar um trabalho em conjunto com as lideranças locais. “Para uma administração funcionar bem, é interessante essa aproximação com as lideranças locais, e assim a gente procurou fazer desde o início”, afirmou logo no início da entrevista. E acrescentou: “Com especialização em área de gestão, a gente sabe que para fazer um bom trabalho, antes de tudo, é preciso de apoio, tanto do governo, como da comunidade, e assim, a gente tem feito, sempre buscando esse apoio.

A gestora do jeito que gosta de trabalhar, no meio da rua (Foto de arquivo pessoal)

Vânia conta que desde que tomou posse, há um ano, conseguiu trazer para a cidade, ao lado do GDF, importantes equipamentos públicos, entre eles, a Agência do Trabalhador. Fui convidada pelo governador Ibaneis Rocha para dar uma arrumada na Casa, aqui nessa Administração, porque tinha muita coisa para fazer, o nosso índice aqui de satisfação da comunidade com os serviços prestados pela ADM, ao assumir, era de 2% em uma escala de 1 a 10, e hoje já ultrapassamos 5,6%, ou seja, agora estamos na chamada meta verde, mas antes, de entrar, esse índice estava no vermelho”, relata.

Vânia conta que para conseguir melhorar os índices de aprovação da comunidade, não bastou apenas manutenção da cidade, foi preciso trazer também obras, como a melhoria no trânsito ao logo do ‘anel viário’. Além disso, em sua gestão, a administrador implantou um posto avançado da Codhab, a sala do Empreendedor, Sala da Juventude e a Lan House Social. Todos esses serviços funcionam dentro do complexo da Administração Regional, exceto o Na Hora Digital, que tem seu próprio prédio.

Com Geraldo Barradas, homem de sua confiança o qual recrutou no Guará para compor equipe

“Antes essa região era carente desses serviços, e agora avançamos bem”, relata Vânia. Ela conta que parcerias com o presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente, empresários locais e uma boa equipe também são fatores que fazem a diferença.

A administradora diz ainda que a administração faz um trabalho junto aos catadores na cidade, onde o Executivo busca auxiliar os profissionais sobre reciclagem, segurança no trabalho, entre outras demandas.

Parcerias

Por ser uma cidade muito interligada com o Guará, inclusive com uma rede de Educação coordenada pela Regional de Ensino do Guará, Vânia explica que muitas ações são em parceira com o Guará, e o apoio do GDF em tudo tem sido fundamental. “Vamos ganhar em breve uma creche nova e uma escola de ensino médio, é um grande avanço também para a Educação”, cita.

Nascida no Rio Grande do Norte, Vânia deixa a capital do Estado, Natal, em 1995, rumo à Brasília, com dois filhos pequenos. O esposo veio à frente. Á época, morou em Valparaíso de Goiás, Gama e Asa Norte. Atualmente mora no Guará há 14 anos.

Além de levar para a cidade, mandatária do Executivo na cidade investe também em esporte (Foto de arquivo pessoal)

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*